A um ano da Olimpíada, Vila tem 85% das obras concluídas
A Vila dos Atletas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 entra em sua fase final de construção. A cerca e um ano para o início das competições, a obra, que começará a receber os atletas em 24 de julho de 2016, já atinge a marca de 85% de conclusão. Os 3.604 apartamentos, divididos em 31 prédios e sete condomínios, terão capacidade para abrigar 17.950 pessoas, entre atletas, paratletas e membros de comissão técnica.
A construção da Vila dos Atletas de Rio 2016, assim como aconteceu em Sydney 2000, é financiada apenas por empresas privadas. Ao governo, ficará a responsabilidade de prover a infraestrutura (saneamento básico e pavimentação) ao bairro de 800 mil m² situado no Recreio dos Bandeirantes, região oeste do Rio de Janeiro.
O grande legado pretendido pela Vila Olímpica de 2016 é a sustentabilidade. O local receberá um parque (Ilha Pura) com espécies nativas de árvores, áreas de lazer, ciclovias e pista de caminhada. Além disso, também foi desenvolvido um projeto de reuso de água e utilização de energia solar.
Além da sustentabilidade, a Vila dos Atletas também preza pela acessibilidade: os prédios terão apartamentos adaptados para deficientes físicos. Não somente com o intuito de receber os paratletas, mas também para estar à disposição ao término das Olimpíadas.
O empreendimento tem previsão de término das obras em março de 2016. Após os Jogos, a Vila se tornará um bairro planejado e com apartamentos à venda para a população.