Bellucci vence Goffin e encara Nadal nas quartas no Rio
O tenista brasileiro Thomaz Bellucci venceu o belga David Goffin, oitavo cabeça de chave, e se classificou para as quartas de final dos Jogos do Rio de Janeiro, em que terá pela frente o espanhol Rafael Nadal, campeão olímpico em Pequim 2008 e atual número 5 do mundo.
O tenista da casa derrotou o 13º colocado do ranking da ATP por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(10) e 6-4, em 1h59min, e igualou a melhor participação em Olimpíada do ídolo Gustavo Kuerten, que se colocou entre os oito dos Jogos de Sydney, em 2000. O melhor brasileiro no evento até hoje foi Fernando Meligeni, quarto colocado em Atlanta 1996.
Bellucci começou a partida na quadra 1 do Centro Olímpico de Tênis nervoso e sofreu uma quebra de saque logo no terceiro game, com dupla falta, além de ter sido obrigado a sair de um 0-40 no quinto. O primeiro set então seguiu serviço a serviço até Goffin sacar para vencer.
Foi então que começou o drama para os dois lados, com três quebras seguidas, o que levou a parcial para o tie-break. O belga foi o primeiro a ter um set point, mas Thomaz tomou a dianteira e, apesar de ter disputado duas chances de fechar servindo, levou a melhor por 12 a 10.
Com mais moral que o adversário, o paulista teve 30-40 no serviço de Goffin no quinto game, mas oitavo favorito confirmou. Porém, na nova passagem do visitante pelo saque, Bellucci não vacilou e fez 4-3 para depois vencer por 6-4, salvando break point no game derradeiro.
Nas quartas de final, o tenista da casa terá Nadal pela frente. O terceiro cabeça de chave eliminou o francês Gilles Simon também em sets diretos mais cedo.