Brasil consegue apenas uma medalha em evento-teste de vela
Para quem esperava um resultado expressivo da vela brasileira no evento-teste desta semana na Baía de Guanabara, o resultado de apenas uma medalha, mesmo que de ouro, da dupla Martine Grael e Kahena Kunze na categoria 49er parece decepcionante. A última chance no último dia de competições era de Robert Scheidt na Laser, mas o bicampeão olímpico ficou apenas em oitavo na última regata e em quarto na classificação geral. “Não foi uma competição muito boa para mim. Errei bastante”, lamentou Scheidt.
Foram dez classes em disputa desde o dia 3 de agosto, e a expectativa de se conseguir de quatro a cinco medalhas (estimativa feita, por exemplo, por Scheidt na apresentação da equipe), ficou bem longe de ser alcançada. “O Brasil passou perto de duas medalhas comigo e com o Jorginho (Jorge Zarif na Finn). Temos que seguir trabalhando aqui, porque a vantagem de conhecer a Baía vai se diluir nos próximos dois anos”, avaliou o bicampeão olímpico.
O último dia começou com tempo ruim, pouco vento e muita incerteza. Mesmo sem sol, o vento voltou com um pouco de atraso, mas foi o suficiente para que as últimas regatas pudessem acontecer na raia 3, próxima à praia do Flamengo. “Acho que a comissão de prova precisa ser ágil, porque no inverno temos dias mais curtos e o vento nos dá pouco tempo para velejar. Mas a organização no geral foi boa. Na minha classe fizemos nove das 11 regatas previstas”, afirmou Scheidt.
A água escura não impedia de se observar sacos de lixo, bóias infantis e alguns outros objetos flutuando na água, mas sem, aparentemente, atrapalhar os velejadores na competição, de acordo com o próprio Robert Scheidt. Regatas encerradas, medalhas distribuídas, os vencedores comemoraram. Mas, quebrando de certa forma a tradição, nenhum ganhador se arriscou a se atirar na água.
Ao contrário do que havia sido informado inicialmente, a medalha da dupla Martine Grael e Kahena Kunze, na categoria 49er, foi de ouro, e não de bronze. A informamação foi corrigida às 16h30.