Chefe australiana se irrita: "Vila não é para fumantes"
Princípio de incêndio na sexta-feira foi causado por ponta de cigarro e gerou a ira de Kitty Chiller contra fumantes que trabalham na Vila
Kitty Chiller está recuperada do susto que fez com que todos os atletas australianos alocados na Vila Olímpica evacuassem as instalações às pressas na última sexta-feira (29) após um princípio de incêndio. O sentimento da chefe da delegação australiana que veio ao Rio para a disputa dos Jogos Olímpicos agora é de irritação com o que causou o incidente: uma ponta de cigarro atirada em uma caixa de papelão. Para Chiller, o fato de operários fumarem na Vila dos Atletas é inaceitável, pois a Vila "não é lugar para fumantes".
"Há muito lixo por aqui, deixado pelos operários, pelos empreiteiros, e muitos países têm comentado isso. E há muitos fumantes. Esta é minha grande preocupação. Há um grande número de operários e empreiteiros fumando na Vila. A Vila dos Atletas não é lugar para fumantes. Nós solicitamos para enviarem um lembrete para todas essas pessoas de que é proibido fumar - queixou-se a chefe australiana.
Por volta das 17h da última sexta (29), uma fumaça se alastrou pelo prédio ocupado pela Austrália na Vila e fez com que os quase 100 integrantes da missão australiana evacuassem o local às pressas. Como, no mesmo momento, ocorria uma simulação dos bombeiros em sete dos 31 prédios da Vila, incluindo o da Austrália, os primeiros sinais do alarme do imóvel foram ignorados, o que permitiu que a fumaça tomasse conta de parte do prédio. Menos de 10 minutos depois, porém, o princípio de incêndio foi controlado e os australianos puderam retornar aos seus quartos.
Vale lembrar que, ainda no último domingo (24), Kitty Chiller já havia feito críticas às instalações da Vila dos Atletas destinadas aos australianos. A chefe de delegação do país afirmava que o local apresentava problemas elétricos e hidráulicos e, por isso, recusou a hospedagem na Vila até que os defeitos fossem consertados. Com isso, a missão australiana só ocupou o imóvel na última quarta-feira (27), após cerimônia em que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregou as chaves da Vila a Chiller.