Com 5 esportes inéditos, Rio lança pictogramas dos Jogos de 2016
Os esportes olímpicos e paralímpicos do Rio 2016 já têm cara. Os pictogramas dos 64 esportes foram apresentados na manhã desta quinta-feira em uma casa de shows na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a diretora de marca dos Jogos, Beth Lula, a intenção foi valorizar o cenário natural do Rio de Janeiro aliado com o movimento dos atletas de alta performance.
“Queremos deixar um legado para o design brasileiro”, disse, ressaltando que as curvas de cada figura foi retirada da fonte oficial dos Jogos. A grande novidade é que pela primeira vez os 23 esportes paralímpicos ganham seu próprio pictograma. “Queríamos representar com naturalidade a deficiência de cada atleta, como cada um encara sua deficiência” disse Beth Lula. No atletismo paralímpico, por exemplo, é possível identificar as próteses utilizadas pelos atletas.
Cinco esportes ganham pictograma pela primeira vez: rúgbi, golfe e maratona aquática, além de triátlon e canoagem paralímpico. “A maratona aquática foi um pedido da Federação Internacional, para ganhar mais destaque”, afirmou. A equipe de criação trabalhou durante 16 meses para chegar ao modelo final. O trabalho envolveu além dos designers, esportistas, federações internacionais e os comitês olímpicos e paralímpicos para se chegar ao resultado final.
O lançamento definitivo vai ser feito no próximo sábado, marco dos 1000 dias que restam para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas desde já as pessoas podem personalizar suas redes sociais com seu esporte favorito. Os pictogramas vão começar a fazer parte da paisagem carioca tão longo acabe a Copa do Mundo de 2014 e a cidade mergulhe de vez na maior competição esportiva do mundo.
A cerimonia de apresentação teve a presença do presidente do Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Artur Nuzman, de representantes de esportes olímpicos e paralímpicos, e contou com a apresentação do ator Otaviano Costa.