Brasileiros estrearam no adestramento paraequestre somente em 2003
A equipe brasileira concorreu sua primeira disputa internacional no Mundial da Bélgica
Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começam no próximo dia 07 de setembro. Para os fãs de hipismo, as datas mais importantes são entre 11 e 16, quando ocorrem as disputas de adestramento.
O hipismo estreou nos Jogos Paralímpicos em Nova York e Stoke Mandeville, em 1984. No entanto, com pouca popularidade, a modalidade ficou de fora da programação oficial até os Jogos de Atlanta 1996. A equipe brasileira, no entanto, concorreu a uma disputa internacional apenas em 2003, no Mundial da Bélgica.
No mesmo ano, a equipe brasileira conquistou a prata por equipes nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata, Argentina. Marcos Fernandes Alves, o Joca, e Sérgio Oliva conquistam ouro individual e no Freestyle, e Paulo Roberto Meneses, a prata. O resultado garantiu a primeira vaga brasileira em uma Paralimpíada, em Atenas 2004, quando Joca terminou em 9º lugar montando um cavalo alugado.
O Brasil competiu pela primeira vez com uma equipe olímpica completa nos Jogos de Pequim 2008. Dessa vez, Joca montou seu primeiro cavalo próprio e conquistou duas medalhas de bronze no Grau Ib (Individual e Freestyle). (com informações do site Brasil Hipismo)