Judoca conquista 1ª medalha do Kosovo na história dos Jogos
A judoca Majlinda Kelmendi conquistou para o Kosovo sua primeira medalha em Jogos Olímpicos ao derrotar a italiana Odette Giuffrida neste domingo e levar o ouro na final da categoria meio-leve (até 52 quilos).
A bicampeã da Europa (2014 e 2016) e do mundo (2013 e 2014), porta-bandeira da equipe kosovar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ratificou sua superioridade sobre o tatame amarelo da Arena Carioca 2.
Há quatro anos, nos Jogos de Londres, Majlinda havia competido sob a bandeira da Albânia, mas, após o Kosovo ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em dezembro de 2014, decidiu modificar sua nacionalidade.
No Rio de Janeiro se proclamou campeã do mundo em 2013 e nessa cidade repetiu a conquista, desta vez olímpica, em um dia histórico para o Kosovo, que pela primeira vez faz parte do maior evento esportivo do calendário internacional.
A vitória de Majlinda também transforma o Kosovo no 100º país a obter uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos.
Além da campeã Kelmendi e da prata de Giuffrida, o pódio da categoria meio-leve foi completado pela japonesa Misato Nakamura e a russa Natalia Kuziutina - as duas ficaram com o bronze.
Em uma das disputas pelo bronze, a brasileira Érika Miranda foi derrotada por Nakamura no golden score.
Já na categoria meio-leve (até 66 quilos) entres os homens, o ouro ficou com o italiano Fabio Basile, de apenas 21 anos, que venceu o sul-coreano An Baul com um ippon com pouco mais de um minuto de luta.
As medalhes de bronze, por sua vez, ficaram com o uzbeque Rishod Sobirov e o japonês Masashi Ebinuma.