Paulo Wanderley é oficializado como presidente temporário do COB
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) oficializou na noite desta quinta-feira que Paulo Wanderley Teixeira será o presidente temporário da entidade. A mudança ocorre devido à prisão de Carlos Arthur Nuzman, atual mandatário do COB, no período da manhã.
Paulo Wanderley é o vice-presidente da chapa de Carlos Nuzman, que venceu as eleições no final do ano passado em uma disputa sem concorrentes. Por isso, sua indicação para o cargo já era esperada. O novo mandatário do COB já ocupou o cargo máximo de outra entidade, quando comandou a Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Carlos Nuzman foi preso na manhã desta quinta-feira, na chamada operação Unfair Play, suspeito de ter pagado propina a membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para influenciá-los na eleição da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Além dele, foi detido também o diretor geral do comitê da Rio 2016, Leonardo Gryner.
Nuzman ficará detido por cinco dias. O prazo, porém, pode ser dobrado ou até transformado em prisão preventiva caso a Justiça entenda que seja necessário.
No pedido de prisão apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF), Nuzman é também acusado de ocultação de bens e de ter aumentado seu patrimônio em 457% entre os anos de 2006 e 2016.