Estes 7 filmes comprovam o poder transformador do esporte
Vida e arte se misturam quando o tema é superação. O Terra escolheu sete super produções cujo tema central são a garra e a motivação
O esporte tem grande influência na vida das pessoas – de toda e qualquer pessoa, seja ela como for. Motiva indivíduos a superar seus limites físicos e psicológicos. Transforma. Mas para isso, além de treinamento, o sucesso de um atleta talentoso depende do seu comprometimento, motivação e paixão. Escolhemos sete filmes que retratam isso e muito mais:
1. Menina de Ouro
O longa de 2004 traz a história de Maggie Fitzgerald, vivida por Hilary Swank. A jovem boxeadora, mesmo sofrendo preconceito por praticar um esporte visto como masculino, vai ao encontro de Frankie Dunn, interpretado por Clint Eastwood, pedindo para que ele se torne seu treinador. A princípio, Frankie recusa o convite, afirmando que não treina mulheres. No entanto, Maggie não se dá por vencida e treinará diariamente até conquistar o técnico.
2. Carruagens de Fogo
Baseado na história de dois atletas britânicos que competiram nas Olimpíadas de 1924, em Paris, o clássico de 1981 é estrelado por Ian Charleson e Ben Cross, que vivem, respectivamente, Eric Liddell e Harold Abrahams. Com realidades completamente distintas, Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus usando seu talento natural, enquanto Abrahams descende de uma família com alto poder aquisitivo e conta com auxílio técnico para provar sua capacidade na sociedade de Cambridge. Ao se encontrarem pela primeira vez em uma corrida, Liddell vence Abrahams, deixando-o irritado e disposto a iniciar uma competição pessoal com o escocês, mas os dois são obrigados a aprender a conviver para representar seu país nos Jogos Olímpicos.
3. Invictus
O longa de 2009 conta a história de Nelson Mandela, encenado por Morgan Freeman. Recém-eleito presidente da África do Sul, Mandela resolve usar a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, que seria realizada pela primeira vez no país, para unir a população dividida pelo apartheid. Para isso, se reúne com Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, vivido por Matt Damon, para incentiva-lo a fazer, da seleção, a campeã do torneio. A história é baseada no livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation, de John Carlin.
4. Coach Carter – Treino Para a Vida
Baseado em fatos reais, o filme de 2005 se passa em Richmond, Califórnia (EUA), em 1999. Nele, Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, é um dono de uma loja de artigos esportivos que aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola. No entanto, ele impõe regras para isso: os alunos devem ter um comportamento respeitoso, um modo adequado de se vestir e obter boas notas em todas as matérias. Em caso de descumprimento de algum desses itens, o técnico os repreenderia com pesados exercícios físicos. Os jovens mostram resistência inicial, mas acabam cedendo e tornam o time imbatível.
5. O Homem que Mudou o Jogo
No longa de 2012, Brad Pitt é Billy Beane, gerente do time Oakland Athletics de beisebol. Ao observar seus melhores jogadores serem vendidos para os clubes rivais e com dificuldades para encontrar atletas com o mesmo rendimento e que não fossem tão caros, Beane contrata o analista Peter Brand, vivido por Jonah Hill, que sugere investir em esportistas excepcionais em alguma característica. No geral, eram jogadores comuns, mas ao lado dos companheiros de equipe, se tornariam campeões. Apesar das dificuldades, e do preconceito sofrido por Beane por não apostar no modelo tradicional, ele insiste na estratégia até alcançar o resultado esperado.
6. A Revanche
Michael Shaw vive Cody Hackman na trama de 2014. Quando criança, Shaw testemunhou o assassinato dos pais por um homem tatuado. Por isso, se tornou um garoto rebelde na adolescência. Ele entra para o mundo das lutas quando é obrigado a cumprir uma sentença com serviços comunitários para uma escola de karatê. Lá, descobre seu talento em lutas marciais e, para vingar os pais, decide lutar com o homem que os matou. O elenco conta ainda com os atletas de MMA Anderson Silva, Lyoto Machida e Krzysztof Soszyznski.
7. Duelo de Titãs
No filme de 2000, Herman Boone, interpretado por Denzel Washington, é um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário racista, os Titans. Por ser afrodescendente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e também dos jogadores do seu time, mas, aos poucos, conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para a pequena cidade em que vive.