70% dos japoneses querem Olimpíadas canceladas ou adiadas
Só 24,5% dos entrevistados querem que o maior evento esportivo do mundo aconteça de acordo com o cronograma
Mais de 70% do povo japonês quer que a Olimpíada de Tóquio seja cancelada ou adiada enquanto a pandemia de coronavírus se alastra, mostrou uma pesquisa da agência de notícias Kyodo News nesta segunda-feira, pouco mais de 100 dias antes do início planejado dos Jogos.
A sondagem revelou que 39,2% querem os Jogos cancelados, enquanto 32,8% são a favor de outro adiamento. Só 24,5% dos entrevistados querem que o maior evento esportivo do mundo aconteça de acordo com o cronograma.
Também nesta segunda-feira, Tóquio iniciou um período de um mês de medidas quase emergenciais para conter uma quarta onda de infecções de Covid-19 desencadeada por variantes mutantes virulentas.
Mais de 92,6% dos entrevistados receia um ressurgimento das infecções, apontou a pesquisa da Kyodo, realizada entre 10 e 12 de abril.
Embora a vacinação de pessoas de 65 anos e acima tenha começado em cerca de 120 postos de todo o país nesta segunda-feira, as doses importadas continuam escassas e o ritmo das inoculações dificilmente deterá a onda mais recente de infecções.
A sondagem descobriu que cerca de 60% das pessoas estão insatisfeitas com o progresso do Japão nas vacinações.
O índice de aprovação do gabinete do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, aumentou 1,9 ponto percentual em relação a um mês atrás e chegou a 44%, e seu índice de desaprovação está em 36,1%, segundo a pesquisa.