Alison dos Santos está "animado" para final da Liga Diamante
Campeão da edição de 2022 da Liga Diamante de Atletismo, o brasileiro Alison dos Santos, o Piu, está preparado para a final de 2024, que acontece entre os dias 13 e 14 de setembro em Bruxelas, na Bélgica. Natural de São Joaquim da Barra, em São Paulo, o atleta quer brigar pelo seu segundo título dos 400 metros com barreiras da principal liga mundial da modalidade. Nesta quinta-feira (12), ele realizou treinamento no King Baudouin Stadium, local do campeonato.
"Estou animado. Mais uma final, mais um título de Diamond League para disputar. Quero muito correr bem, terminar a temporada em grande estilo para levar para casa mais um troféu", comentou Alison dos Santos, que elogiou o local da competição. "A pista é nova, eles trocaram a do ano passado. Eu quis vir logo para cá a fim de experimentar, sentir a pista. Ela está rápida. Gostei bastante e estou mais confiante ainda para a competição", finalizou Piu.
"Saudável e tranquilo"
A competição da Liga Diamante em Bruxelas será a última oficial de Alison dos Santos na temporada. Após ter ganhado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Piu participou no início de setembro da etapa de Zurique, na Suíça, e deu um susto ao abandonar a corrida na metade da prova. Porém, o atleta explicou a atitude que teve naquele momento e garantiu estar bem fisicamente para a grande decisão do campeonato em Bruxelas.
"Estou saudável e tranquilo. Ali (em Zurique) foi um momento diferente, estava muito frio e no meio da prova eu senti um desconforto. Decidi parar para poder me resguardar e chegar bem e saudável aqui na final, em condições de brigar pelo troféu. Foi só susto. Estou bem e preparado para brigar pelo título", destacou Alison dos Santos, que está com 24 anos, e compete nos 400 metros com barreiras na Liga Diamante no sábado (14).
Após abandonar a prova na etapa de Zurique da Liga Diamante, Alison dos Santos voltou à pista e ficou na terceira posição na prova dos 400 metros com barreiras no Meeting de Gaia dei Castelli, na Suíça, com tempo de 48s78. Na ocasião, o vencedor da disputa foi o francês Clement Ducos, com quem Piu trocou farpas durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ducos anotou o tempo de 47s94, deixando o holandês Nick Smidt em segundo lugar com 48s74.