Arthur Elias justifica ausência de Cristiane na lista da Seleção feminina para Paris
Atacante ficou fora da competição enquanto Marta vai disputar a sua sexta edição dos Jogos
A Seleção Brasileira feminina de futebol está oficialmente convocada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O grande destaque do anúncio ficou para a rainha do futebol, Marta, que fará a sua sexta olimpíada.
Se Marta foi o ponto alto da convocação realizada pelo técnico Arthur Elias, o ponto baixo ficou por conta da ausência de Cristiane. A atacante não integra a lista das convocadas para Paris, assim como sua colega de posição Bia Zaneratto, que sofreu uma lesão no pé.
Não é a primeira vez que Cristiane fica de fora da competição. Em 2021, nos Jogos de Tóquio, a técnica Pia Sundhage também deixou de contar com a camisa 11 em seu elenco, justificando que outras jogadoras ajudariam mais a Seleção. Em 2023, a sueca manteve sua posição e Cristiane ficou fora, também, da Copa do Mundo feminina.
Já Arthur Elias colocou a responsabilidade nas poucas vagas disponíveis para a competição: “A Cris foi bem nas convocações, eu fiquei muito satisfeito com todas as atletas. Provavelmente, se fosse uma Copa do Mundo com 23 jogadoras, era provável que ela estivesse na lista."
Repercussão
Nas redes sociais, internautas se dividem entre exaltar a convocação de Marta, que tem 38 anos e é a segunda maior artilheira dos Jogos Olímpicos, com 13 gols em cinco participações, atrás justamente de Cristiane, que tem 14 tentos anotados, e lamentar a não convocação da camisa 11. A ausência da meio-campista Debinha também foi sentida.
eu levaria pela história do futebol feminino a marta, mas se fosse pra escolher mesmo, seria a cristiane... vcs que me desculpem aí
— kah (@bonmatisccp) July 2, 2024
São 18 atletas em busca da medalha de ouro inédita, a maioria, seis, compõem o elenco do Corinthians. Confira a lista de relacionadas.
Veja a convocação da Seleção brasileira:
- Goleiras: Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG)
- Laterais: Antonia (Sem clube), Tamires (Corinthians), Yasmim (Corinthians)
- Zagueiras: Rafaelle (Orlando Pride), Tarciane (Houston Dash) e Thais (Tenerife)
- Meio-campistas: Ana Vitória (Atletico de Madrid), Duda Sampaio (Corinthians) Yaya (Corinthians)
- Atacantes: Adriana (Orlando Pride), Gabi Portilho (Corinthians), Gabi Nunes (Levante), Jheniffer (Corinthians), Kerolin (NC Courage), Ludmila (Sem clube) e Marta (Orlando Pride)
Suplentes:
- Goleira: Luciana (Ferroviária)
- Defensora: Lauren (KC Current)
- Meio-campista: Angelina (Orlando Pride)
- Atacante: Priscila (Inter)
O Brasil está no grupo C, ao lado de Nigéria, Japão e Espanha, e estréia no dia 25 de julho contra a seleção africana. A segunda rodada acontece dia 28 de julho, contra o Japão, e o fechamento da fase será contra a Espanha, no dia 31.
A última medalha do futebol feminino brasileiro foi nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando o Brasil ficou com a prata, assim como aconteceu em Atenas 2004.