Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

‘Ativista do amor’ e personalidade LGBT+: quem é a DJ de cena polêmica da abertura da Olimpíada

Barbara Butch recebeu ameaças de morte após participar da cerimônia dos Jogos de Paris

31 jul 2024 - 08h36
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Barbara Butch recebeu ameaças de morte após participar da cerimônia como DJ
Barbara Butch recebeu ameaças de morte após participar da cerimônia como DJ
Foto: Reprodução/Instagram

A DJ Barbara Butch, que participou de uma cena polêmica com drag queens durante a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, foi acusada de se inspirar na Santa Ceia para reproduzir uma das cenas. Ela recebeu ameaças de morte, de estupro e foi alvo de gordofobia.

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

Nas redes sociais, Barbara se apresenta como uma “ativista do amor”, e luta por diversas causas sociais. Ela é feminista, lésbica e judia, e procura combater a gordofobia na indústria musical e do entretenimento.

Em 2021, ela foi premiada como “Personalidade LGBT do Ano”, pela Associação Francesa de Jornalistas LGBT. Barbara também participou de algumas edições de paradas LGBT+ em cidades da Europa.

Na virada do ano de 2024, ela trabalhou como DJ e tocou músicas para um milhão de pessoas na Champs-Élysées, em Paris. A carreira dela começou em bares, e ao se mudar para Paris, ela ganhava cerca de 50 euros por noite – equivalente a R$ 305.

Na infância, Barbara sofreu antissemitismo. Em entrevista à revista Attitude em 2023, ela revelou que alguns familiares foram mortos durante o Holocausto, e que seu “lugar seguro” era um grupo de escoteiros judeus, onde ela aprendeu a tocar violão.

A DJ também já foi capa da revista Télérama, quando questionou por que “rejeitamos pessoas gordas?”. A artista também foi jurada em um episódio do reality Drag Race França, uma competição de drag queens.

Ameaças

No Instagram, Barbara Butch publicou uma nota de seu advogado, Audrey Msellati, na última segunda-feira, 29, dizendo que ela tem sido alvo de discursos de ódio e ameaças, e que pretende denunciar e processar os responsáveis.

“Desde a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a artista, DJ e ativista Barbara Butch tem sido alvo de uma campanha extremamente violenta de assédio virtual e difamação.

Ela tem sido ameaçada de morte, tortura e estupro, e também foi alvo de inúmeros insultos antissemitas, homofóbicos, machistas e gordofóbicos.

Barbara Butch condena o ódio direcionado a ela, ao que ela representa e ao que ela acredita.

O comprometimento e valores pessoais de benevolência, inclusão e amor pelo próximo sempre esteve no coração de seu projeto artístico: promover festividades para todos, sem contar idade, orientação sexual, origem, religião ou gênero.

Ela está denunciando esses atos, sejam cometidos por franceses ou estrangeiros, e pretende processar qualquer pessoa que tente intimidá-la no futuro”, diz a nota.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade