Atleta afegã faz apelo para ir aos Jogos Paralímpicos
Zakia Khudadadi seria a 1ª mulher do país a ir para a competição, mas com a conquista dos talibãs, o comitê afegão decidiu não participar
Zakia Khudadadi, atleta paralímpica do Taekwondo do Afeganistão, fez um apelo nesta terça-feira-feira, 17, para conseguir realizar o sonho de participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Ela seria a primeira mulher de seu país a ir para a competição, mas com a conquista de Cabul pelos talibãs, o Comitê Paralímpico anunciou que não irá para as Olimpíadas.
"Não deixem que os talibãs me tirem os direitos fundamentais. Eu ainda tenho esperança, eu imploro, me ajudem a participar. É o meu sonho, eu lutei por cinco anos para chegar onde estou", disse a lutadora à emissora Al Jazeera.
Khudadadi e Hossain Rasouli, do atletismo, eram os dois únicos atletas paralímpicos afegãos a conseguirem ir para Tóquio por meio de convites.
No entanto, na segunda-feira, 16, um dia após a tomada de poder do Talibã, o presidente do Comitê, Arian Sadiqi, informou que eles não conseguiram embarcar a tempo, já que os voos para civis foram todos cancelados.