Bandeira olímpica chega a Los Angeles, cidade sede dos Jogos de 2028
A bandeira olímpica chegou nesta segunda-feira a Los Angeles, onde será hasteada em 2028 quando a cidade sediar a próxima edição dos Jogos Olímpicos.
A bandeira chegou a bordo de um avião da Delta Airlines com autoridades e atletas norte-americanos e pinturas de "LA28" e palmeiras em sua lateral. A música "California Love", da lenda do hip-hop Tupac Shakur, tocou nos alto-falantes da pista do Aeroporto Internacional de Los Angeles quando o avião parou.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, desembarcou do avião vestindo um agasalho vermelho, sorriu de orelha a orelha e balançou a bandeira olímpica antes de descer as escadas para ser recebida pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom. A mergulhadora olímpica Delaney Schnell, o skatista Tate Carew e outros acompanharam a prefeita.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu a Los Angeles em 2017 os direitos de realizar os Jogos de 2028. Será a terceira vez que Los Angeles sediará os jogos na era moderna, após 1932 e 1984.
Bass reconheceu que Paris estabeleceu um nível elevado como anfitriã olímpica, e que o problema de moradores de rua de Los Angeles será um desafio. Mas a Cidade dos Anjos tem um trunfo que ninguém mais tem: "Nós temos Hollywood, então espero muitas oportunidades mágicas", disse ela à Reuters em Paris.
As autoridades olímpicas de Paris entregaram a bandeira para seus pares norte-americanos no último domingo, durante a cerimônia de encerramento. O ator Tom Cruise proporcionou uma dose de Hollywood em Paris, descendo do teto do estádio nacional da França de rapel antes de receber a bandeira.
Cruise deixou a cerimônia de encerramento em Paris de moto e houve uma transição para um vídeo pré-gravado do ator de 62 anos pulando de paraquedas até o letreiro de Hollywood, onde uma captura ampla mostrou os anéis olímpicos incorporados ao ponto turístico de Los Angeles.