Bia cai para Muchova, mas sai do US Open com boa campanha
A brasileira Bia Haddad Maia está eliminada do US Open. Ela foi vencida pela tcheca Karolina Muchova nesta quarta-feira (4), no Arthur Ashe Stadium, por 2 a 0, com 6/1 e 6/4 nas parciais Apesar da derrota, a campanha até as quartas de final no Grand Slam dos Estados Unidos reforça a recuperação de Bia na temporada e ela vai voltar para o grupo das top 20 do ranking mundial, provavelmente na 17ª posição. Foi a quarta vez que Bia perdeu para Muchova em quatro jogos pelo circuito da WTA.
Bia Haddad Maia sai dos Estados Unidos com cinco vitórias em seis jogos. Uma delas sobre a ex-número um do mundo Caroline Wozniacki pelas oitavas de final, resultado que recolocou uma brasileira entre as oito melhores do US Open desde Maria Ester Bueno, em 1968. Além disso, as quartas de final em Nova York é o segundo melhor resultado da carreira da brasileira em majors, atrás apenas da semifinal em Roland Garros, no ano passado.
Temporada
A boa campanha no US Open é a segunda consecutiva de Bia Haddad Maia no circuito. No torneio que antecedeu o Grand Slam, no WTA 250 de Cleveland, a brasileira ficou com o vice-campeonato. Antes, porém, vinha amargando uma temporada abaixo da expectativa. Nos 20 torneios que disputou até Cleveland, incluindo os Jogos Olímpicos, Bia fez apenas três quartas de final e, em 16 deles, ganhou no máximo um jogo. A má fase foi refletida no ranking, uma vez que ela entrou em 2024 como a 11ª do mundo e estava fora dos top 20 desde 1º de julho.
Sets diretos
O primeiro set foi todo de Muchova. Bia Haddad ainda ameaçou no primeiro game, teve dois break points a favor, mas foi Muchova quem sobrou e abriu 5 a 0 após derrubar o saque da brasileira duas vezes. Bia escapou do pneu vencendo o sexto game, mas já era tarde para qualquer reação.
Apesar do atropelo na primeira parcial, Bia voltou firme na segunda e mais uma vez teve uma chance de saltar na frente logo de cara na devolução. Porém, Muchova não apenas confirmou o primeiro saque como também quebrou a brasileira no quinto game. Bia reagiu prontamente e devolveu a quebra no sexto, mas voltou a perder o serviço no sétimo, o que foi decisivo para resultado do confronto.
Muito calor?
No intervalo entre o sétimo e o oitavo games, Bia foi conversar com a árbitra de cadeira e sentou no banco de descanso das atletas. Médicos entraram e cena, conversaram com ela e fizeram exames simples, como ouvir os batimentos cardíacos da brasileira. Minutos depois ela voltou para a quadra aparentemente em boas condições. Vale dizer que o dia estava ensolarado em Nova York, com 25º C e umidade por volta dos 44%. O Arthur Ashe Stadium é a maior quadra de tênis do mundo, para 26 mil pessoas, não tendo a mesma ventilação dos outros palcos do circuito da WTA.