Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bia Haddad vence de virada e é campeã do WTA 500 de Seul

22 set 2024 - 09h02
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Beatriz Haddad Maia é campeã do WTA 500 de Seul! Depois de uma campanha arrasadora, a brasileira conquistou o título ao derrotar a russa Daria Kasatkina por 2 sets a 0 (1/6 6/4 e 6/1) na final, realizada na madrugada deste domingo (22). É o quarto título do circuito de Bia - o primeiro de WTA 500 - , que vai dar um salto no ranking mundial na próxima atualização, indo para o 12º lugar.

Bia Haddad troféu WTA 500 de Seul
Bia Haddad troféu WTA 500 de Seul
Foto: Olimpiada Todo Dia / Olimpíada Todo Dia

Bia Haddad iniciou a semana como a número 17 do mundo e foi a terceira atleta mais bem ranqueada na Coreia do Sul. Ela iniciou sua trajetória já nas oitavas de final, em que passou pela australiana Ajla Tomljanovic. Depois, teve que encarar um grande desafio. Por conta da chuva, o torneio atrasou e ela precisou jogar duas vezes no mesmo dia. O resultado foi duas vitórias sobre as irmãs russas Polina e Veronika Kudermetova.

Foi dessa forma que ela se garantiu na final, em que teve mais uma russa como adversária. Desta vez, a 13ª colocada do ranking da WTA e cabeça de chave número um em Seul. Kasatkina fez um jogo muito duro e Bia precisou ter resiliência para conseguir a vitória de virada. A russa dominou o primeiro set, ganhando por 6/1, e chegou a ter 3/1 de vantagem na segunda parcial, com uma quebra acima.

Quando tudo parecia perdido, a brasileira entrou na partida. Ela devolveu o break no sexto game do segundo set e voltou a quebrar a adversária no décimo game, conseguindo o triunfo na parcial por 6/4. A partir daí, Bia embalou. Empolgada pela reação no set anterior, ela fez um terceiro set arrasador e ganhou cinco games seguidos para fechar o set em 6/1 e vencer a partida.

Números da campanha

Com tudo isso, Bia Haddad conquistou seu quarto título de WTA, o primeiro de nível 500. Antes, ela já havia faturado o WTA 250 de Nottingham, o WTA 250 de Birmingham e o WTA Elite Trophy. A paulista de 28 anos já havia feito uma final em Seul uma vez na carreira, exatamente a sua primeira no circuito. Foi em 2017, quando perdeu para a letã Jelena Ostapenko e o vice-campeã.

O troféu no WTA 500 de Seul também destaca a boa fase de Bia Haddad na reta final da temporada. Dos últimos 14 jogos que fez, venceu 11 e perdeu três. Ela foi vice-campeã do WTA 250 de Cleveland, chegou nas quartas de final do US Open e agora leva o título em solo sul-coreano. Bia não teve um primeiro semestre positivo, com muitas oscilações e agora retoma o bom caminho.

Com o desempenho em Seul, Bia Haddad ganhou 465 pontos no ranking mundial e subiu cinco posições na lista. Assim, vai aparecer em 12º lugar na próxima atualização, que acontecerá nesta segunda-feira (23). Bia tem 2.981 pontos e está a apenas 180 da tcheca Barbora Krejcikova, que hoje é a número dez do mundo. O melhor ranking da carreira da brasileira é justamente a décima colocação, de 2023.

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade