Bia Souza se torna primeira mulher estreante campeã olímpica em provas individuais
Foi a primeira medalha de ouro do Brasil conquistada na Olimpíada de Paris
Com a medalha de ouro conquistada nesta sexta-feira, 2, em Paris, na categoria acima de 78kg, a judoca Beatriz Souza marca seu nome definitivamente nos Jogos Olímpicos. Estreante na competição, logo de cara subiu ao lugar mais alto do pódio.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
A atleta de 26 anos não esteve na Olimpíada de Tóquio, pois perdeu a vaga para a sua compatriota e também amiga Maria Suelen.
Na história dos Jogos, o Brasil contava com cinco campeãs olímpicas individuais: Maurren Maggi, no salto em distância Pequim-2008, Sarah Menezes no judô em Londres-2012, Rafaela Silva no judô na Rio-2016, Ana Marcela nas águas abertas em 2021 e Rebeca Andrade na ginástica artística de Tóquio-2021.
No entanto, todas as atletas já tinham disputado as edições anteriores às conquistas. Maurren esteve em Sydney-2000, oitos anos antes do ouro.
Tanto Sarah Menezes quanto Rafaela Silva também estiveram na Olimpíada anterior a de suas conquistas.
Ana Marcela Cunha conquistou ouro na terceira tentativa. Ela havia nadado em Pequim-2008 e Rio-2016, enquanto Rebeca Andrade debutou em Olimpíadas na Rio-2016 antes do título em Tóquio-2021.
O Brasil também possui campeãs olímpicas nos esportes em dupla, como Martine Grael e Kahena Kunze da vela e Jaqueline e Sandra do vôlei de praia, além dos títulos do vôlei feminino em 2008 e 2012.