Brasil abre Sul-Americano com nove medalhas no Pré-Cadete
O Brasil começou a participação no Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de esgrima com o pé direito. Nesta segunda-feira (16), em Rosário, na Argentina, o país conquistou nove medalhas da categoria pré-cadete - mais da metade das 16 disputadas até aqui. E a principal destaque foi Mariana Melo, campeã na espada.
A brasileira chegou na decisão após bater a peruana Daniela Serra Delgado na semifinal, por 15 a 12. E repetiu o placar na decisão contra Valentina Basso, em final verde e amarela. No pódio, a bandeira do nosso país esteve presente mais uma vez, com o bronze de Pietra Brazolin. A outra brasileira na disputa foi Yasmin Barros, que terminou em 11° lugar.
Os esgrimistas do país também marcaram presença em massa na disputa do florete masculino. Alvaro Kalleby foi o vice-campeão, caindo na decisão para o equatoriano Tomás Aguinaga, por apenas um ponto: 15 a 14. Henrique Lucci e Heitor Miranda ficaram com os bronzes. Felipe Reichow caiu no quadro de 16 e acabou em nono lugar.
A campeã e a vice da espada também estiveram no pódio do florete. Mariana Melo e Valentina Basso dessa vez se enfrentaram na semifinal, com a segunda levando a melhor. Mas, na decisão, a vitória ficou com a peruana Astrid Bravo Ortega. Yuki Wu ficou bem perto do pódio, terminando em quinto lugar. Samara Silva ficou em 14°.
Por fim, a disputa masculina de espada também teve um brasileiro no pódio: Henrique Augusto. Ele ficou com o bronze ao cair para o argentino Genaro Cortez. Fora do pódio, Luigi Melani terminou em nono lugar, Rafael Hoffelder em décimo e Pedro Louzada em 17°. O Sul-Americano de esgrima segue nesta terça-feira, com as disputas do sabre pré-cadete e da espada cadete, nos dois naipes.