Brasil empata no futebol feminino e vence em vários esportes
Seleção empata por 3 a 3, em Miyagi; vence no vôlei, vôlei de praia, tênis; avança na natação e Nory é eliminado
Em uma das melhores partidas dos Jogos Olímpicos de Tóquio até o momento, Brasil e Holanda ficaram no empate por 3 a 3, em Miyagi, no Japão, pela segunda rodada do Grupo F do futebol feminino. Marta, Debinha e Ludmilla marcaram os gols da Seleção Brasileira, enquanto Miedema (2) e Janssen fizeram os gols das holandesas.
Natação
O nadador Felipe Lima conquistou, neste sábado, uma vaga na semifinal dos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O experiente atleta, de 36 anos, ficou em quarto lugar na sétima bateria, garantindo o oitavo melhor tempo, com 59s17.
A equipe brasileira de natação estreia em Tóquio já batendo recorde. Com 26 atletas, é a maior delegação do Brasil já enviada para competir em uma edição de Jogos Olímpicos fora do país. Entre os 16 homens e as 10 mulheres presentes, 10 são estreantes.
Ginástica
Esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Arthur Nory decepcionou. O ginasta não teve um bom desempenho na barra fixa, aparelho em que foi campeão mundial em 2019, e no solo - havia sido bronze na Rio-2016 - e ficou fora da final individual. Após falhar, ele admitiu ter competido com "medo" neste sábado, por causa das críticas que voltou a receber nas redes sociais por causa do episódio de ofensas racistas de 2015 envolvendo o também ginasta Ângelo Assumpção, que é negro.
Vôlei
A Seleção Brasileira masculina de vôlei iniciou a defesa do título olímpico, conquistado nos Jogos do Rio-2016, com oscilações e vitória na madrugada deste sábado, pelo horário de Brasília. Demonstrando certo nervosismo, o time nacional abusou dos erros no começo dos dois primeiros sets, mas se recuperou rapidamente para vencer a Tunísia por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/15, em sua estreia na Olimpíada de Tóquio.
Vôlei de praia
Líder no ranking mundial, a dupla Agatha e Duda estrearam com vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta sexta-feira, as brasileiras enfrentaram a dupla Gallay e Pereyra, da Argentina, e fizeram 2 sets a 0 (21/19 - 21/11).
O Brasil estreou da melhor maneira possível no vôlei de praia, modalidade que já garantiu 13 medalhas olímpicas para o País. Com jogo sério, bons bloqueios e saques bem executados, Alison e Álvaro Filho confirmaram o favoritismo e fizeram 2 sets a 0 sobre a dupla argentina formada por Azaad e Capogrosso, com parciais de 21/16 e 21/17, sob forte calor e sensação térmica de 40 graus na quadra em Tóquio.
Tênis
O tênis brasileiro estreou com vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na chave feminina de duplas, Luísa Stefani e Laura Pigossi derrotaram as canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4 em 1h33 de partida, e avançaram na competição no Japão.
Na manhã deste sábado, João Menezes foi derrotado de virada pelo croata Marin Cilic e deu adeus à disputa do tênis masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma partida com duração de 3h23, o brasileiro caiu pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 7/5 e 7/6.
Na madrugada desta sexta-feira, Thiago Monteiro foi derrotado pelo alemão Jan-Lennard Struff e está eliminado da disputa do tênis individual masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O brasileiro foi superado por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Também na manhã deste sábado, os brasileiros Marcelo Melo e Marcelo Demoliner foram derrotados por 2 sets a 0 pelos croatas Nikola Mektic e Mate Pavic. Com parciais de 7/6 e 6/4, os europeus garantiram o triunfo em 1h37 de partida.
Tiro esportivo
Esperança de medalha para o Brasil, Felipe Wu, do tiro esportivo, não fez boa qualificatória neste sábado, deixou de avançar para a fase seguinte, e está eliminado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O atleta fez 9.433 pontos e ficou apenas na 32ª dentre os 36 competidores.
Judô
Na madrugada desta sexta-feira, Gabriela Chibana deu adeus à possibilidade de disputar uma medalha nas categoria de -48kg do judô nas Olimpíadas de Tóquio. Depois de uma vitória fulminante na primeira luta, a brasileira foi derrotada nas oitavas pela kosova Distria Krasniqi, líder no ranking mundial da categoria.
O judô brasileiro não vai disputar medalha no primeiro dia de competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois de Gabriela Chibana ser eliminada, foi a vez de Eric Takabatake cair também nas oitavas de final na categoria até 60kg neste sábado. Ele foi derrotado pelo sul-coreano Won Jin Kim, que dominou quase todo o combate.
Hipismo
O brasileiro João Victor Oliva, filho da ex-jogadora de basquete Hortência, ficou em situação complicada na disputa por uma vaga na final do hipismo. O atleta brasileiro anotou 70,419 pontos e teve quinta melhor pontuação do Grupo A, e terá que secar os rivais da classificação geral para disputar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Tênis de mesa
O Brasil abriu as disputas do tênis de mesa com um resultado negativo. A paulista Jessica Yamada acabou derrotada neste sábado pela suíça Rachel Moret por 4 a 2, no ginásio Metropolitano de Tóquio. A brasileira lutou bastante no confronto contra a representante europeia. Porém, acabou superada com parciais de 11/6, 6/11, 11/4, 7/11, 11/6 e 14/12.
Levantamento de peso
Liberada de última hora para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, a brasileira Natasha Rosa ficou em nono lugar em sua categoria, para atletas de até 49kg, no levantamento de peso na madrugada deste sábado (pelo horário de Brasília). A medalha de ouro ficou com a chinesa Zhihui Hou, que bateu três recordes olímpicos na mesma disputa.
Handebol
A Seleção Brasileira masculina de handebol perdeu para a Noruega, nesta noite de sexta-feira, em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Apesar de terminar o primeiro tempo à frente no placar, o Brasil não conseguiu segurar a equipe europeia e foi derrotado por 27 a 24 . Na próxima rodada, o time brasileiro enfrenta a França, no domingo, às 21h (de Brasília).