Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileira naturalizada portuguesa desmaia com golpe e é derrotada no judô em Paris

Rochele Nunes chorou ao falar da morte precoce do irmão e a perda da casa da mãe nas enchentes do Rio Grande do Sul

2 ago 2024 - 10h53
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Rochele Nunes desmaiou após ippon
Rochele Nunes desmaiou após ippon
Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

O judô foi o responsável pela primeira medalha de Portugal na Olimpíada de Paris, mas também rendeu o amargor de uma derrota com direito a susto no tatame. Nesta sexta-feira, 2, a judoca Rochele Nunes foi eliminada da disputa nas oitavas de final da categoria +78kg. A atleta brasileira naturalizada portuguesa 'apagou' após sofrer um ippon da bósnia Larisa Ceric. Ao final da luta, ela revelou a morte precoce do irmão e a perda da casa da mãe nas enchentes do Rio Grande do Sul.

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

Em entrevista à TV Globo, Rochele se emocionou ao falar da perda do irmão. "Não treinei para isso, mas é judô. Eu nem sabia se ia ter condições de estar aqui. Há seis meses eu perdi meu irmão de sete anos e foi muito difícil de ser forte. Pela primeira vez na vida eu pensei em desistir. Foi muito difícil", contou. 

A portuguesa foi derrotada por Larisa Ceric
A portuguesa foi derrotada por Larisa Ceric
Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

A judoca, que defende o país europeu desde 2019, é de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Emocionada, ela contou que a mãe perdeu a casa da família durante as enchentes no estado. "Se eu estou aqui é porque a minha família me apoiou. Não existe dor maior. Eu ter perdido ele há seis meses e depois minha mãe ter perdido a casa na enchente", disse.

Quando ainda representava o Brasil na categoria, a gaúcha de 35 anos conquistou uma medalha de prata no Pan-Americano de judô de 2015, em Edmonton, no Canadá. Dessa vez, a história não teve o final que esperava e a judoca não conseguiu avançar para as quartas de final. 

Atleta representa Portugal desde 2019
Atleta representa Portugal desde 2019
Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

No entanto, Rochele garantiu que não vai se lamentar com o resultado e agradeceu ao país natal. "Foi muito difícil eu estar aqui mentalmente. Eu me preparei muito mesmo, foi muito sofrido. Estou orgulhosa do meu percurso. É por isso que eu não desisti, eu desmaiei porque não iria entregar de 'mão beijada'. Dói demais, mas eu vou superar. Obrigada Brasil", declarou. 

A única medalha da delegação portuguesa nos Jogos de Paris até o momento veio do esporte. A judoca Patrícia Sampaio conquistou o bronze nesta quarta-feira, 1º, após derrotar a japonesa Takayama Rika com dois waza-aris.

Patrícia Sampaio ganhou a primeira medalha portuguesa em Paris-2024
Patrícia Sampaio ganhou a primeira medalha portuguesa em Paris-2024
Foto: REUTERS
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade