Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas começa nesta terça-feira
O Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas começa nesta terça-feira (26) e vai até sexta (27) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. São seis times atrás do título na primeira divisão e mais seis atrás do acesso na divisão de acesso.
Todos os jogos terão transmissão do Canal da Associação Brasileira de Rúgby em Cadeira de Rodas (ABRC) no Youtube. Além disso, haverá transmissão, pelos canais SporTV, da final da divisão principal do Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas às 17h de sexta-feira.
Seis e seis
A Primeira Divisão tem três times de São Paulo, Adeacamp, Gigantges e Ronins, bem como o BSB Quad Rugby, do Distrito Federal, o paranaense Gladiadores e Santer Vikings, do Rio de Janeiro. Em 2023, o título ficou com o Santer Vikings, campeão também em 2021.
Já na divisão de acesso disputam dois paulistas, MSB Quad Rugby e o estreante Drakkar Quad Rugby, além do paraibano Arretados, outro estreante, do Cetefe Logos, da capital federal, o capixaba Irefes e o mineiro Minas Quad Rugby. Só o campeão sobe.
Formato da competição
Com o mesmo número de equipes participantes, as duas divisões seguirão o mesmo formato de disputa. Na fase de classificação, as seis equipes estão dispostas em um só grupo e todas se enfrentam em turno único. O ranqueamento das equipes define os confrontos da segunda fase. Primeiro e segundo colocados disputam a decisão, enquanto 3º e 4º disputam a medalha de bronze. Já os 5º e 6º colocados duelam pelo quinto lugar.