Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro reclama de 'puxão' de francês na semi dos 110m com barreira: 'Veio na maldade'

Valendo vaga na final, Rafael Pereira diz ter sido prejudicado pelo francês Sasha Zhoya na segunda bateria da semifinal, em que chegou em 8º

7 ago 2024 - 18h09
(atualizado às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Rafael Pereira disputou a semifinal dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Paris
Rafael Pereira disputou a semifinal dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Paris
Foto: Divulgação/CBAt

Recordista brasileiro e sul-americano nos 110 metros com barreiras, o atleta Rafael Pereira encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira, 7, de maneira dramática. Após a semifinal, o brasileiro afirma ter sido prejudicado pelo francês Sasha Zhoya com um 'puxão' que o tirou da disputa. 

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

Em sua trajetória olímpica, Pereira ficou em sexto na terceira bateria da classificatória e disputou a repescagem, na qual avançou à semi com o 1º lugar da segunda bateria, com o tempo de 13s54. Na disputa por uma vaga na corrida final, realizada nesta quarta, o brasileiro ocupou a nona raia da segunda bateria

Pereira tinha apenas Sasha Zhoya ao seu lado, na raia 8, e assim que a corrida foi autorizada, um detalhe chamou a atenção nas transmissões: um esbarrão entre o brasileiro e o francês, que estavam lado a lado, fez com que Pereira batesse na primeira barreira e derrubasse a segunda. 

Ao fim da prova, o recordista acabou na oitava colocação, com tempo de 13s87, e se despediu da disputa olímpica sem a classificação à final. Inconformado, Pereira desabafou e revelou o sentimento de ter sido prejudicado pelo adversário, que terminou em 4º e não avançou. 

Rafael Pereira disputou a semifinal dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Paris
Rafael Pereira disputou a semifinal dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Paris
Foto: David Fitzgerald/Sportsfile via Getty Images

"Eu poderia ter saído insatisfeito com 'N coisas', estaria mais feliz aqui, mas saio insatisfeito com o francês. Ele segurou a minha mão na primeira barreira, na maldade, porque não foi só uma batida, eu senti a pressão dele, e isso fez com que eu batesse o joelho logo na primeira. Não consegui atingir o 'top speed', e barreira, se você erra a primeira, seu resultado lá no final vai ser prejudicado, prova de velocidade é assim", disse em entrevista à CazéTV. 

Pereira criticou a atuação de Zhoya, que chamou de 'falta de olimpísmo', e alegou que o francês também prejudicou o atleta italiano Ndele Simonelli, que terminou a corrida na 6ª posição. Zhoya e Simonelli, segundo o brasileiro, teriam tido uma discussão 'acalorada' após a prova. 

"Ele prejudicou não só a minha corrida, prejudicou o italiano também, eles tiveram uma discussão calorosa, inclusive, então ele veio não para correr uma olimpíada, isso não é 'olimpísmo' para mim, ele veio na maldade, tentou ganhar na força, e não é assim que se ganha no atletismo", desabafou. 

Na transmissão, a velocista Rosângela Santos destacou o encontrão entre Pereira e Zhoya na semi dos 110m com barreiras e afirmou que, após análise das imagens, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) decidiu não entrar com recurso contra o resultado da prova. 

"Antes de entrar com recurso, você precisa mandar uma prova, tem que ter uma imagem. Pagam 100 dólares (R$ 563, na cotação atual) para o recurso, a confederação analisou, e acharam que não cabia porque não entrava na regra, de fato. Olhando não parece intencional, a confederação não entrou com recurso, e, por isso, Rafael ficou de fora da final", avaliou Rosângela. 

O Terra tenta contato com a CBAt sobre o caso e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestação. 

5 vezes que Paris enfrentou ondas de calor em julho e agosto, período da Olimpíada 5 vezes que Paris enfrentou ondas de calor em julho e agosto, período da Olimpíada

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade