Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos: onde assistir e curiosidades sobre o evento

Festa está marcada para às 8h (Brasília) desta sexta, no Estádio Olímpico de Tóquio e contará com apenas dois atletas do Brasil: Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô

22 jul 2021 - 15h20
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de alguns eventos como futebol e softbol já terem começado, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio ocorre nesta sexta-feira. O evento será realizado a partir das 8h (horário de Brasília) no estádio Olímpico de Tóquio-JAP. Sem público, a festa contará com mais de 11 mil atletas de 206 países.

Estádio Olímpico de Tóquio receberá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (Crédito: Japan Sport Council)
Estádio Olímpico de Tóquio receberá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (Crédito: Japan Sport Council)
Foto: Lance!

Onde assistir e local do evento

A transmissão com imagens da abertura dos Jogos poderá ser acompanha pela TV Globo e SporTV. No canal aberto, a emissora estará no ar desde 7h45 com narração de Galvão Bueno, enquanto canal por assinatura, a transmissão começa às 7h, com Luiz Carlos Jr. O LANCE! fará a cobertura em tempo real do evento.

O palco da festa será o Estádio Olímpico de Tóquio, construído para receber os Jogos Olímpicos e inaugurado em 2019. Com capacidade para 68 mil pessoas, o estádio teve custo de mais de R$ 5 bilhões.

Como será a realização da festa

Assim como foi feito nas últimas Olimpíadas, a cerimônia de abertura contará com shows e apresentações, que não são divulgadas previamente, um desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e liberação das pombas da paz. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, o evento terá uma programação artística que mostrará a história e cultura do Japão.

Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão será o responsável pela abertura simbólica dos Jogos. A cerimônia terá também o levantamento da bandeira olímpica, execução do hino olímpico e o juramento olímpico feito por um atleta, um oficial e um técnico. O Comitê definiu "paz, coexistência, reconstrução, futuro, Japão e Tóquio, atletas, envolvimento e entusiasmo" como temas centrais do torneio.

Polêmica na véspera

Na noite da última quarta-feira no Brasil, manhã no Japão, Kentaro Kobayashi, um dos diretores da cerimônia de abertura pediu demissão do cargo. O motivo foi o vazamento de um vídeo de 1998, onde Kobayashi faz uma piada com o Holocausto. Após pressão internacional, o diretor enviou uma carta à Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, pedindo para deixar a realização do evento.

Brasil na cerimônia de abertura

A delegação brasileira, que conta com 302 atletas nos Jogos, terá apenas quatro pessoas na cerimônia oficial de abertura dos Jogos. A medida foi tomada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para evitar aglomerações e assegurar o distanciamento social durante o evento, que tem logística complicada. Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô serão os responsáveis por levar a bandeira do Brasil. As outras duas pessoas atendem protocolo do Comitê Olímpico Internacional.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade