Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chico Buarque nas Olimpíadas: música do compositor vira meme na competição

Internautas usaram uma das canções mais famosas do compositor para levantar uma dúvida sobre a prova de hipismo

2 ago 2024 - 10h52
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários
O cantor e compositor Chico Buarque
O cantor e compositor Chico Buarque
Foto: Pedro Vilela/Estadão / Estadão

Em 1977, a cantora Nara Leão lançou em seu disco Meus Amigos são um Barato uma composição de Chico Buarque e Sivuca que se tornaria um de seus grandes sucessos. Gravada em dueto por Nara e Chico, a canção João e Maria é agora usada para esclarecer uma dúvida sobre os Jogos Olímpicos de Paris, e acabou virando meme.

O começo se tudo se deu quando os internautas começaram a questionar no X se os atletas de hipismo levavam seus próprios cavalos para as provas ou se os animais eram fornecidos pela organização dos Jogos o que, segundo eles, "seria um problema caso o cavalo falasse uma língua diferente da do atleta'.

Foi nesse momento que recorreram a Chico Buarque e disseram "Se bem que o Chico Buarque tinha um cavalo que só falava inglês", uma referência ao primeiro verso da canção João e Maria.

Mas, sim, os atletas do hipismo levam seus próprios cavalos, ou aqueles com os quais treinam, para as Olimpíadas. Os animais possuem passaporte e viajam acompanhados por veterinários para que tenham todo o conforto e cuidado durante o deslocamento.

A música João e Maria foi composta por Chico em cima de uma melodia que Sivuca tinha feito ainda na infância. Por esse motivo, a letra traz essas referências a brincadeiras de crianças. Pelo período em que foi lançada, muitos ouvintes a associam como uma metáfora à ditadura militar que governava o País. Os cavalos simbolizariam a repressão do governo e o inglês o apoio que os Estados Unidos deram ao golpe de 1964. No entanto, essa versão nunca foi confirmada por Chico.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade