Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cocuzzi bate Avancini e fatura Desafio dos Gigantes

Paulista deixa o anfitrião e favorito Henrique Avancini para trás; Goulão ganha no feminino

10 mar 2023 - 21h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Desafio dos Gigantes Internacional começou nesta sexta (10), com a prova de XCO Classe 2 no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O torneio  reuniu dezenas de ciclistas, incluindo estrangeiros. No masculino, a vitória, de forma surpreendente, ficou com o paulista Luiz Henrique Cocuzzi, da equipe Sense Factory. Já a goiana Raiza Goulão confirmou o favoritismo e ganhou no feminino. Na classe 2, competiram atletas Elite e Sub-23. Já as provas da Classe 1 serão no domingo, com ciclistas das demais categorias. 

Entre os homens, foram sete voltas, cada uma com aproximadamente 4 km. Já entre as mulheres, o percurso foi o mesmo, mas em seis voltas. A competição valeu pontos para a corrida em busca de vagas para os Jogos Olímpicos. Cocuzzi fez uma prova regular, sempre no grupo da frente. Na reta final da prova, porém, ele arrancou e completou os 28.70 km em 1h18m11s76. Já Goulão finalizou em 1h22m41s04. 

Luiz Henrique Cocuzzi
Luiz Henrique Cocuzzi
Foto: Divulgação

"Não consegui me aquecer nem largar muito bem. Estava sempre entre os dez primeiros, mas sem muita esperança. Mas na última volta, vi que dava para chegar em primeiro. O Avancini me ultrapassou, mas aí eu também o ultrapassei", analisa Cocuzzi, que fechou os 28.70 km da prova masculina, a uma velocidade de 22 km/h. 

Depois de Cocuzzi, apareceram Ulan Galinski e o favorito Henrique Avancini, que fecharam em 1h18m19s50 e 1h18m29m87. Ambos são atletas da Caloi Henrique Avancini Racing. A prova exigiu bastante dos atletas. Ela começou sob forte calor e terminou com chuva fraca, embora tenha apertado bastante no meio da competição. A altimetria chegou aos 778 metros. 

"Foi uma prova muito difícil, conforme a gente já previa. Demorou bastante para a prova definir quem iria realmente brigar pelo pódio. Aparentemente, o meu maior concorrente era o José Gabriel (que terminou em quinto). Fiquei investindo em pará-lo, mas no final acabamos perdendo pontos. O Cocuzzi foi bem conservador a prova inteira, mas arriscou no final e acabou merecendo a vitória", comenta Avancini, que é de Petrópolis e não perdia no Brasil desde 2017. 

Goulão vence no feminino

Entre as mulheres, a goiana de Pirenópolis abriu grande vantagem a partir da quarta volta, quando deixou a mineira Karen Olimpio para trás. A atleta da Audax Racing fechou os 24.60 km da prova feminina em 1h25m05s48. O pódio foi completado pela também mineira Letícia Cândido, com 1h31m18s74. 

"Tentei avaliar a prova no início para não gastar energia, num ritmo confortável. A chuva deu uma emoção a mais. Foi uma prova estratégica e consegui me poupar também para os dois próximos dias de competição", comentou Raiza. 

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade