Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

COI deixa boxe de fora da programação inicial dos Jogos 2028

Levantamento de peso e pentatlo moderno também não foram incluídos

3 fev 2022 - 12h13
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Logo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em frente ao Estádio Nacional de Tóquio
14/10/2020 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Logo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em frente ao Estádio Nacional de Tóquio 14/10/2020 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Foto: Reuters

Em uma reunião em Pequim, na China, o Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou que boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão de fora do programa esportivo inicial das Olimpíadas de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

As três tradicionais modalidades, no entanto, podem retornar para a programação dos Jogos Olímpicos de Los Angeles se conseguirem respeitar uma série de exigências impostas pelo COI até 2023.

O objetivo do órgão é melhorar a imagem, o julgamento e eficiência das três modalidades, que estão envolvidas em vários tipos de escândalos e problemas.

A Associação Internacional de Boxe (Aiba), por exemplo, precisará ter uma maior transparência em seu comando e nas movimentações financeiras, bem como um melhoramento no julgamento dos combates.

Uma extensa investigação conduzida pelo canadense Richard McLaren revelou um possível sistema de manipulação de resultados das lutas de boxe na edição de 2016 dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. O relatório estimou que cerca de 10 combates estiveram no esquema, incluindo batalhas valendo medalhas.

No caso da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF), a entidade precisará promover uma grande mudança em relação ao doping para tentar reduzir a quantidade de casos no levantamento de peso.

Skate, surfe e escalada, no entanto, alcançaram uma grande popularidade nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, e marcam presença no programa inicial para os Jogos de 2028.

Os três esportes foram definidos como "voltados para a juventude" e são bem vistos por Casey Wasserman, presidente do comitê organizador do megaevento esportivo.

Em relação ao futebol, o COI informou que seguirá "acompanhando a evolução dos calendários internacionais". O jornal Times, por sua vez, escreveu que o órgão enviou uma clara mensagem para a Fifa que a modalidade pode ser excluída das Olimpíadas caso a Copa do Mundo passe a ser disputada a cada dois anos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade