Com crise renal, campeão olímpico decide competir e é classificado para a final do salto em altura
Gianmarco Tamberi participou da mesma bateria do brasileiro Fernando Ferreira, que foi eliminado na 15ª posição
Por trás de muitos atletas olímpicos, quase sempre há uma história de superação no esporte. Com o italiano Gianmarco Tamberi, campeão do salto em altura em Tóquio-2020, não seria diferente. Nesta quarta-feira, 7, ele resolveu disputar a classificatória dos Jogos de Paris mesmo sofrendo com uma crise renal. Dias atrás, Tamberi até chegou a ser hospitalizado com dores e febre. No entanto, persistiu em disputar e saltou 2,24m, o suficiente para se garantir na final.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Atual campeão olímpico na modalidade, o italiano chegou favorito à disputa no Stade de France. Mesmo não estando 100%, Tamberi optou por saltar e ficou com a segunda melhor marca do grupo B, atrás apenas do neozelandês Hamish Kerr, que alcançou 2,27m.
Quem viu o atleta garantido vaga para a final da modalidade nesta manhã pode nem ter imaginado o que ele passou nos últimos dias. Com crise renal, Tamberi foi internado três dias antes de competir. Nas redes sociais, ele publicou um relato sobre os dias de incerteza.
"Iria hoje à Paris para começar a minha viagem em direção a este grande sonho e em vez disso fui aconselhado a adiar o voo para amanhã na esperança de que, com algum descanso, este pesadelo acabe.
Tudo o que posso fazer é esperar e rezar. Eu não mereço tudo isto, fiz tudo por esta Olimpíada", escreveu o italiano na segunda-feira, 5.
Na publicação emocionada, Tamberi ainda prometeu não desistir de defender sua medalha na capital francesa, seja qual fosse sua condição de saúde. "Uma coisa é certa: não sei como vou chegar lá, mas estarei naquele lugar e darei minha alma até meu último salto, seja qual for minha condição", destacou.
Quem competiu na mesma bateria de Gianmarco Tamberi foi o brasileiro Fernando Ferreira. Ele saltou 2,20m e foi eliminado ao terminar em 15ª posição no quadro geral. No salto em altura, somente 12 avançam para a final.
Com a presença de Gianmarco Tamberi, a disputa por medalha acontece no sábado, 10, a partir das 14h do horário de Brasília.