Convocada para o Pan de Santiago, Helena Wenk celebra chance na Seleção Brasileira adulta
Jovem atleta agenciada Pro Sports também contou suas expectativas para a sua segunda temporada pelo Sesc RJ Flamengo Revelação da nova geração do vôlei brasileiro, a agenciada Pro Sports e atleta do Sesc RJ Flamengo Helena Wenk terá sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira feminina adulta na disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, […]
Jovem atleta agenciada Pro Sports também contou suas expectativas para a sua segunda temporada pelo Sesc RJ Flamengo
Revelação da nova geração do vôlei brasileiro, a agenciada Pro Sports e atleta do Sesc RJ Flamengo Helena Wenk terá sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira feminina adulta na disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, realizados de 20 de outubro a 5 de novembro. A convocação da atleta foi confirmada na última segunda-feira (16) após período de treinamentos em Saquarema.
Apesar de ser a primeira oportunidade no time principal do Brasil, a jogadora já está acostumada a vestir a camisa verde e amarela. Helena tem se destacado nos últimos anos como uma das principais promessas da base.
Em 2020, conquistou o ouro no Campeonato Sul-Americano sub-20, onde foi eleita a melhor ponteira e a melhor jogadora do torneio. Esse ano, Helena também fez parte da campanha que garantiu o bronze para o Brasil no Campeonato Mundial sub-21. Na partida decisiva pelo terceiro lugar, contra o Japão, a jogadora foi a maior pontuadora com 15 pontos marcados.
Agora no time adulto, ela revela que quer agarrar a oportunidade para se firmar como uma das opções do técnico José Roberto Guimarães em futuras convocações.
"Eu fiquei muito feliz em ter essa oportunidade! Mostra que estou seguindo o caminho certo, treinando e me dedicando muito para isso. Ter esse reconhecimento é sempre muito bom. Nas seleções de base em que participei já tive experiências muito positivas e alcançamos títulos, mas sei que a seleção adulta é outro nível. Espero conseguir fazer um bom trabalho nesta seleção como fiz nas seleções de base. Me faz ficar com aquele gostinho de quero mais, de treinar muito e estar sempre entre as maiores e melhores do vôlei brasileiro!", comenta a atleta de 18 anos.
No grupo A da competição, Helena e a Seleção Brasileira feminina estreiam no Pan contra uma tradicional rival: Cuba. A partida será realizada no próximo sábado (21), às 10h30 (de Brasília). No domingo (22), o desafio será contra a Argentina, às 13h30. Segunda-feira (22), a equipe encerra a fase de grupos contra Porto Rico, às 10h30. Os dois primeiros colocados avançam para a fase eliminatória.
Cirurgia e expectativas para a temporada pelo Sesc RJ Flamengo
Para estar apta a defender a Seleção em Santiago, Helena Wenk teve que superar uma cirurgia no coração em setembro e contou com o apoio do seu clube, Sesc RJ Flamengo, para voltar a estar 100% a tempo dos Jogos. Em exames realizados pelo Rubro-Negro, foi constatada comunicação interatrial do tipo Ostium Secundum, lesão que não é considerada grave e com intervenção simples.
"A minha cirurgia foi simples e rápida. Fiquei cinco dias em repouso e a minha recuperação durou 15 dias, onde tive todo o suporte da comissão técnica do Sesc RJ Flamengo. O Marco, preparador físico, me ajudou muito nesse processo pós-cirurgia e agora já estou 100% para jogar!", conta Helena.
A jogadora também falou sobre as expectativas para a temporada 2023/2024 pelo seu clube. É o segundo ano consecutivo da ponteira/oposta no time adulto comandado por Bernardinho.
"A pré-temporada no Sesc está sendo ótima, estamos treinando muito para conseguir resultados excelentes. Eu vejo um time muito completo e unido. Temos algumas peças novas que vão ajudar muito, e também quase todas do elenco da temporada passada. Meus principais objetivos são treinar muito para conseguir ter mais oportunidades e poder ajudar o time sempre que precisar, para juntas chegarmos ao lugar mais alto do pódio", finaliza Wenk.