Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Direito a uma refeição, transporte gratuito e sem ajuda de custo: a rotina dos voluntários em Paris

Competição na capital francesa conta com mais de 45 mil colaboradores, de 190 países

3 ago 2024 - 05h28
(atualizado às 05h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Jogos Olímpicos de Paris tem mais de 45 mil voluntários
Jogos Olímpicos de Paris tem mais de 45 mil voluntários
Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters

Uma maneira de participar da Olimpíada é como voluntário. Muitos apaixonados por esportes costumam tentar o processo seletivo só para ter a chance de ver grandes ídolos de perto e viver o clima olímpico. Nos Jogos de Paris, mais de 45 mil colaboradores, de 190 países, estão em ação para ajudar na organização da competição.

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

Durante toda a primeira semana de disputa, a reportagem do Terra conversou com alguns voluntários, tentou algumas entrevistas, mas os pedidos foram negados pelos chefes de departamento. Oficialmente, eles não podem falar com a imprensa. Porém, os bate-papos informais permitiram conhecer um pouco da rotina dos colaboradores.

A grande maioria não recebe nenhuma ajuda de custo para trabalhar como voluntário. Eles precisam cumprir uma jornada de trabalho de 8h (7h de trabalho e 1h de pausa), com direito a uma refeição no local, e recebem o bilhete de transporte, conhecido como Navigo, para se locomoverem de maneira gratuita.

A escolha da atuação dos voluntários é aleatória, eles são simplesmente comunicados de onde vão trabalhar. A única coisa é que eles apontam quanto tempo podem ficar à disposição dos Jogos. Além disso, eles ainda podem pedir um passe livre para acompanhar competições de outras modalidades, o que só pode acontecer fora do horário de atuação deles.

No caso de um voluntário que permanece em Paris durante todo o período dos Jogos, ele recebe uma mala com roupas e acessórios. Ao todo, são quatro camisetas, uma jaqueta que pode virar casaco, duas calças que podem virar bermudas, um chapéu e uma pochete. O número de itens do kit varia de acordo com os dias de voluntariado. 

Todos os patrocinadores oficias da Olimpíada na capital francesa promoveram programa de voluntários dentro do seu quadro de funcionários. Os selecionados desses processos tem todos os direitos dos demais colaboradores, além de uma ajuda de custo da empresa, que bancou passagem e hospedagem na França.

Existem voluntários de todas as gerações acima dos 18 anos, não tem limite de idade para estar envolvidos com os Jogos. Eles chamam a atenção pelo sorriso no rosto e pela receptividade. Vários deles já estiveram em outras edições de Olimpíada. Uma das pessoas com quem a reportagem conversou nasceu na Índia e costuma ser figurinha carimbada. Ela esteve no Rio-2016 e considerou como a melhor experiência até agora.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade