Diretor chinês Zhang Yimou dirigirá cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno
O internacionalmente aclamado diretor de cinema chinês Zhang Yimou supervisionará as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, noticiou a imprensa estatal chinesa nesta sexta-feira.
Já indicado ao Oscar, o diretor de "Lanternas Vermelhas", "Herói" e "O Clã das Adagas Voadoras" está liderando uma equipe para projetar o espetáculo que acontecerá em 4 de fevereiro, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua. Zhang também dirigiu as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Os ensaios estão em andamento para uma cerimônia reduzida, sem apresentações artísticas em grande escala como as que marcaram o evento em 2008, noticiou a televisão estatal.
Em vez disso, a tecnologia será usada para tornar a cerimônia de abertura "etérea e romântica", disse Zhang, segundo a televisão estatal.
O programa está projetado para mostrar a beleza da natureza, da humanidade e do esporte, além de inspirar confiança em um mundo devastado pela pandemia, acrescentou.
Zhang, de 71 anos, disse à Xinhua que sentiu o peso da responsabilidade, dada a pandemia de Covid-19.