Eileen Gu conquista o ouro no esqui estilo livre nos Jogos de Inverno
Eileen Gu, da equipe chinesa, realizou o primeiro 1620 graus de sua carreira, manobra que apenas a francesa Tess Ledeux já havia conseguido antes em competição
PEQUIM - A adolescente Eileen Gu, de apenas 18 anos, deu um salto complicado pela primeira vez e levou a medalha de ouro para a China no esqui estilo livre nos Jogos de Inverno de Pequim 2022, em competição nesta terça-feira, 08. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Gu competiu para a China.
A atleta conseguiu uma manobra de 1620 graus, um truque que apenas a francesa Tess Ledeux, que se contentou com a prata, havia conseguido em competição antes. A suíça Mathilde Gremaud ficou com o bronze.
"Foi uma manobra que eu nunca havia feito antes, nunca havia tentado. Pensei muito nela, mas executá-la na minha terceira descida na primeira final olímpica do big air significa o mundo para mim", disse Gu em coletiva de imprensa após a premiação.
Essa é a primeira medalha de ouro das três que a atleta espera ganhar nas competições. Apelidada de ''Princesa da Neve'', Gu é uma das favoritas para as medalhas das modalidades de big air, slopestyle e halfpipe.
Gu recebeu críticas de seu país de origem depois de recusar a equipe dos EUA para competir pela China nos jogos. Embora tenha aprendido a esquiar na Califórnia, a mãe da atleta é chinesa. Segundo a esquiadora, o seu objetivo é ser um modelo para meninas chinesas que não tiveram muitas atletas do sexo feminino para admirar./ Reuters, AP