Em ano com Pan-Americano e Mundiais pré-olímpicos, time de ciclismo mountain bike ganha reforço
No ano que antecede os Jogos de Paris, a equipe de atletas olímpicos e paralímpicos passa a contar com Karen Olimpio, um dos principais nomes da modalidade no Brasil
Faltam pouco menos de 400 dias para a abertura dos Jogos de Paris, e o time de ciclismo, composto por grandes nomes do esporte olímpico e paralímpico do Brasil, seguem firme em sua preparação. Na largada para um ano que promete ser intenso e com importantes competições, entre elas diversos Campeonatos Mundiais e os Jogos Pan e Parapan-Americanos, em Santiago, a equipe ganha o reforço de Karen Olimpio, do ciclismo mountain bike, a nova integrante a partir de 2023.
Aos 25 anos, Karen Olimpio é uma das principais atletas do ciclismo mountain bike feminino do Brasil. Em 2021, foi campeã brasileira da modalidade cross country olímpico (XCO), a mesma que será disputada nos Jogos de Paris. No mesmo ano, levou o título nacional nas modalidades short track (XCC) e maratona. Na categoria sub 23, foi quatro vezes campeã nacional (entre 2016 e 2019). Em abril deste ano, venceu pela segunda vez a Copa Internacional CIMTB de Araxá, no XCO, e no começo de junho, faturou o XCO na Taça Brasil, em Goiânia.
Mineira de Caxambu, Karen Olimpio tem como maior objetivo na temporada de 2023 somar os pontos necessários no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional) para alcançar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
- Esta é a minha meta. Sei que o caminho é longo, mas estou lutando diariamente para tornar este sonho uma realidade - afirmou a campeã brasileira de cross country olímpico.
- É muito especial fazer parte de um time com alguns dos grandes atletas olímpicos e paralímpicos do nosso país. Como tenho um metabolismo acelerado, uma alimentação equilibrada e saudável me ajudará a suportar os treinos e contribuirá na conquista dos meus objetivos - destacou a atleta.
Confira os integrantes do Time Brasileiro
Alana Maldonado - judô paralímpico
Alex Pires - atletismo paralímpico
Ana Marcela Cunha - natação em águas abertas
Arthur Nory - ginástica artística
Bruna Takahashi - tênis de mesa
Caio Souza - ginástica artística
Fernando Scheffer - natação
Francisco Barretto Junior - ginástica artística
Giulia Takahashi - tênis de mesa
Gustavo Carneiro - tênis em cadeira de rodas
Henrique Avancini - ciclismo mountain bike
Karen Olimpio - ciclismo mountain bike
Petrúcio Ferreira - atletismo paralímpico
Rafael Silva (Baby) - judô
Thiago Paulino - atletismo paralímpico
Thiego Marques - judô paralímpico