Estados Unidos vence o Brasil no futebol feminino e é pentacampeão olímpico
Com gol de Swanson, as americanas bateram o Brasil pelo placar de 1 a 0, tornando-se campeãs olímpicas pela quinta vez em sua história
Brasil e Estados Unidos decidiram, neste sábado (10), no Parc des Princes, a final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris 2024. Com gol de Swanson, as americanas fecharam 1 a 0 no placar, garantindo a medalha de ouro.
O JOGO
O Brasil começou pressionando as americanas e criou a primeira grande chance com Ludmila, que parou na defesa da goleira Naeher. Aos poucos, os Estados Unidos equilibrou a partida e passou a investir em jogadas mais ofensivas, aproveitando os espaços e buscando escanteios.
Na altura dos 15′, a segunda grande chance do Brasil. Após a construção de uma bela jogada de ligação, Ludmila recebeu a bola e chegou a balançar as redes, mas foi marcado o impedimento. O jogo seguiu pegado, com chegadas perigosas para os dois lados.
Antes de finalizar a primeira etapa, as brasileiras desenvolveram uma série de lances próximos da meta adversária. Aos 46′, Gabi Portilho teve chance de abrir o placar, finalizou na direção do gol, mas a arqueira americana defendeu. A partida foi para o intervalo com zeros no marcador.
A seleção dos Estados Unidos voltou com uma postura mais ofensiva, pressionando o Brasil e criando chances. As tentativas deram certo e, aos 9′, em saída rápida para o ataque, Swanson recebeu um lançamento nas costas da defesa brasileira, entrou na área e chutou cruzado, superando a goleira Lorena.
A partida seguiu com as americanas no domínio e o Brasil sem conseguir recuperar o ritmo. Demorou para surgirem as primeiras jogadas brasileiras no campo adversário. Os Estados Unidos investiu na marcação para segurar o ataque do Brasil e foi efetivo.
Aos 48′, o última grande chance do Brasil. Adriana recebeu na cara do gol, cabeceou, mas a bola foi direto para as mãos de Naeher. As equipes seguiram buscando mudar o marcador, mas permaneceram em 1 a 0. Após 12 minutos de acréscimos, a seleção dos Estados Unidos consagrou-se pentacampeã olímpica.