Etapa de Arcos da Estrada Real terá grandes nomes do MTB
Cidade mineira receberá terceira e última fase da competição entre os dias 28 e 30 de julho; são esperados 1.500 ciclistas
A etapa de Arcos (MG) da Internacional Estrada Real contará com os grandes nomes do mountain bike nacional. As provas serão realizadas entre os dias 28 e 30 de julho, com largadas e chegadas no Parque Aquático Municipal.
Alguns dos destaques ficam por conta das presenças de Henrique Avancini e Karen Olimpio, campeões brasileiros de XCO (cross country olímpico), na classe Elite (profissional) no último fim de semana, em São José dos Campos (SP), mas também por nomes como Ulan Galinski, Nicolas Machado, Raiza Goulão e Isabella Lacerda, que completaram o pódio no interior paulista.
As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas Gerais, mas quem não pôde ir, pode comparecer em Arcos. A temporada começou em Itabirito, em março, e depois houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio.
Em Arcos, as provas do XCO serão no sábado (29). No XCO, cada volta terá 4 km, com até 78 metros de elevação por volta e 80 metros de altimetria. Nesta categoria do mountain bike, o número de voltas varia por categoria, o que ainda será definido pela arbitragem. As largadas do Elite e do Sub-23 serão às 14h.
XCC e XCM
A etapa de Arcos também terá as tradicionais provas de XCC (cross country short track), na sexta-feira (28) e XCM (Cross Country Marathon) no domingo (30). O primeiro, assim como o XCO, também vale pontos para Paris-2024, enquanto a maratona alcança mais os ciclistas amadores. Ao todo, são 1500 atletas inscritos, incluindo alguns estrangeiros como os chileno Ignacio Gallo e Maria Gonzalez, que também buscam pontos para Paris-2024.
"Tenho grandes expectativas para esta competição. Corri muito no brasil neste ano e pude notar um progresso meu. O nível no Brasil é muito alto. Os pilotos do Brasil estão em muito boa forma desde que disputaram o Nacional no fim de semana anterior. Então eu tenho que ser forte de qualquer maneira para poder aproveitar o pódio", comenta o chileno.
No XCC, cada volta em 1,6 km, com até 19 metros de elevação em cada. Os atletas terão que andar por 20 minutos e depois dar mais uma volta. No XCM conta com percurso completo com 66 km e o reduzido com 44 km. Esta é a categoria que reunirá a maioria dos 1.200 atletas inscritos. Todas as largadas serão às 9h30 (profissionais e amadores).