"Eu tinha certeza que a medalha ia sair, que eu ia fazer igual eu sempre faço. Mas eu não sei o que aconteceu", disse Guilherme Costa, o 'Cachorrão’, em entrevista ao Terra, após ficar em 5º lugar na final masculina dos 400 metros livres, neste sábado, 27, nos Jogos de Paris.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Ainda que tenha marcado o melhor tempo da carreira, o atleta saiu da piscina muito emocionado e, ao ver seu técnico, Rogerio Karfunkelstein, chorou 'de soluçar'. "Você é um exemplo para o Brasil. Todo mundo está orgulhoso. Você fez tudo que treinou, tudo que a gente combinou e é isso, cara", ouviu do técnico.
Por mais que não tenha garantido uma medalha olímpica nessa competição, o atleta chegou perto. Cachorrão ficou a 26 centésimos do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris e bateu o tempo recorde Pan-Americano da modalidade. O ouro coube ao alemão Lukas Maertens, que completou a prova com 3m41s78.
Nos 400m livre, Gabrielle Roncato terminou no 16º lugar e Eduardo Moraes na 28ª posição. Já Maria Fernanda Costa e Guilherme Costa avançaram para a final da mesma série, mas não levaram o pódio. Mafê terminou em sétimo, ficando apenas 3s atrás da medalha. Já Costa, conhecido como ‘Cachorrão’ terminou em quinto. Embora tenha tido um ótimo resultado, o atleta ficou abalado com a classificação.
Foto: Reprodução/Reuters
Na estreia em Paris, o Brasil perdeu para a Itália por 3 sets a 1.
Foto: Reprodução/Reuters
O Brasil brilhou no surfe. Gabriel Medina e João Chianca venceram suas baterias e avançaram para as oitavas de final. Já Felipe Toledo passará por repescagem após terminar em segundo.
Foto: Reprodução/Reuters
Brasil venceu a primeira rodada do Grupo D do Vôlei de Praia por 2 sets a 0 (21-18 e 21-10).
Foto: Reprodução/Reuters
A brasileira Ana Sátila avançou para a semifinal da Canoagem Slalom com a 14ª melhor marca. Já Pepê Gonçalves ficou de fora da qualificação.
Foto: Reprodução/Reuters
O time brasileiro de Basquete perdeu por 78 a 66 para a França.
Foto: Reprodução/Reuters
Em estreia, a brasileira Juliana Viana foi derrotada por 2 a 0 em sets para a tailandesa, Supanida Katethong, no Badminton feminino
Foto: Reprodução/Reuters
Nathalie Moellhausen passou mal antes e depois de enfrentar a canadense Ruien Xiao e acabou perdendo na Esgrima. A atleta, diagnosticada com tumor no cóccix, irá passar por cirurgia na segunda-feira, 29.
Foto: Reprodução/TV Globo
Dupla brasileira de Tênis de Mesa, composta por Vitor Ishiy Bruna Takahashi, perdeu por 4 a 2 pelas oitavas de final para a Espanha.
Foto: Reprodução/TV GLOBO
O Brasil terminou o primeiro dia no concurso de Equitação por equipes em 12º lugar. Já individual, Losano obteve a melhor colocação, em 30º lugar, com 32,40 pontos.
Foto: Reprodução/Instagram
Os brasileiros Natasha Ferreira e Michel Augusto ficaram fora da disputa por medalhas no primeiro dia no Judô. Augusto caiu nas oitavas de final contra Ryuju Nagayama. Já Ferreira perdeu ainda estreia para Natsumi Tsunoda.
Foto: Reprodução/COI
Diogo Soares terminou a subdivisão em sexto na classificação geral na Ginástica Artística, somando 81.999 após as apresentações em todos os aparelhos. Já Arthur Nory não vai bem na barra fixa e acaba deixando as Olimpíadas de forma precoce.
Foto: Reprodução/COI
Lucas Verthein e Beatriz Tavares ficam em terceiro lugar em suas baterias e garantem vaga nas quartas de final do remo em Paris.
Foto: Reprodução/COI
Compartilhar
Publicidade
Classificatórias
Mais cedo neste sábado, as classificatórias, Cachorrão fez o dever de casa e nadou para 3 min44s23, quinta melhor marca da carreira, e mostrou que guardou fôlego para a final à tarde. O atleta foi para a final com o segundo melhor tempo no geral.
Durante toda a prova, Cachorrão mostrou que está controlando o ritmo. Ele deixou para acelerar nos 100 metros finais e saiu da piscina como se tivesse muito mais fôlego. Ele contou com o apoio da torcida brasileira presente na Arena Paris La Défense.
Em sua carreira, Guilherme Costa já registrou 3min44s22 e já chegou a nadar abaixo de 3min42. Nos dois últimos Mundiais, ele ficou em quarto lugar. Em 2022, levou a medalha de bronze.
Eduardo Moraes, outro brasileiro na prova, ficou em último lugar na sua bateria, com 3min51s74, e ficou fora da final.