Fenômeno da natação começou após afogamento de tia em lago e já bateu recorde de Phelps
Katie Ledecky é detentora dos recordes mundiais do nado livre de 400, 800 e 1500 metros
Uma americana está perto de fazer história nas piscinas de Paris 2024. Trata-se de Katie Ledecky, a nadadora que, com a incrível marca de 21 medalhas de ouro em campeonatos mundiais, bateu o recorde de ninguém menos que Michael Phelps.
Ledecky tem 27 anos, sete medalhas douradas em Olimpíada, e é a atual detentora do recorde mundial no nado livre de 400, 800 e 1500 metros, além de ter os 29 melhores tempos da história nos 800 metros e de ter os tempos mais rápidos no nado livre de 500, 1000 e 1650 jardas. Além disso, durante sua carreira, ela quebrou nada menos que 14 recordes mundiais. A norte-americana já é um fenômeno, mas pode se consagrar ainda mais ao se tornar a primeira da história a conquistar ouro em quatro edições seguidas dos Jogos se voltar de Paris com uma medalha dourada para casa.
Sua brilhante trajetória, que conta com 28 medalhas, sendo 25 ouros, duas pratas e um bronze, começou com sua estreia internacional nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando tinha apenas 15 anos de idade --e era a mais jovem entre os 530 atletas norte-americanos na competição. Lá, ela já arrebatou a medalha de ouro nos 800 metros livres. Na Olimpíada seguinte, no Rio 2016, ela deixou a competição com a marca de atleta feminina mais condecorada daquela edição, levando quatro ouros, uma prata e batendo dois recordes mundiais.
Entre as suas medalhas, sete são de Olimpíada e 21 de Campeonatos Mundiais, mas ela também ganhou prêmios fora das piscinas. A norte-americana foi escolhida “nadadora do ano” em 2013, 2014, 2015 e 2016, “atleta feminina do ano” em 2017 pela Associated Press, “campeão dos campeões” pelo jornal francês L’Équipe em 2014 e 2017, “atleta feminina do Comitê Olímpico dos Estados Unidos” em 2013, 2016 e 2017 e “desportista do ano” em 2017 pela Women’s Sports Foundation.
Início
Campeã olímpica em todas as distâncias, dos 200m aos 1500m, Katie se apaixonou por aquela que seria a sua profissão aos seis anos de idade. Sua história começou após sua tia se afogar em um lago e seu avô decidir que, desde então, todos da família saberiam nadar.
Inspirada por sua mãe, que era nadadora universitária, Ledecky mostrou seu talento durante o ensino médio, quando quebrou vários recordes americanos e ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Stanford.
Foi em Standford que ela ganhou destaque nacional. Ledecky ganhou oito títulos da National Collegiate Athletic Association (NCCA) e estabeleceu 15 recordes, vencendo dois campeonatos consecutivos por equipes na NCAA e dois na Conferência Pac-12.
"Tento fazer com que os dias bons sejam ótimos e tiro algo positivo dos dias em que não estou me sentindo tão bem”
Rotina
Para alcançar feitos impressionantes, Ledecky aposta na disciplina. Ela nada cerca de 3 mil quilômetros por ano, o que explica suas marcas. Por exemplo: são dela as 29 melhores marcas da história nos 800 metros livres, sendo que a chinesa Li Bingje, dona do 30º tempo, está bem atrás da americana: quase 10 segundos.
“Eu apenas venho me sentindo confortável na água desde o primeiro dia”.
Rival
Existe uma pessoa capaz de estragar a intenção de Katie de se tornar a primeira nadadora a vencer uma prova olímpica em quatro edições consecutivas. Trata-se de Summer McIntosh, que derrubou uma invencibilidade de 13 anos da norte-americana --a maior invencibilidade da história da natação-- nos 800m na abertura do Florida Sectionals em Orlando, este ano. A canadense venceu a prova com uma margem de quase seis segundos.
Paris 2024
O mundo estará de olho nessa atleta que, entre seus recordes de natação, estão também as 10 medalhas individuais no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e 14 títulos individuais combinados entre Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.