Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fifa pune time de futebol feminino do Canadá por espionagem nas Olimpíadas; veja

Equipe enfrenta a França neste domingo (28)

27 jul 2024 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Disciplinar da Fifa tirou seis pontos do Canadá do torneio de futebol feminino das Olimpíadas. Além disso, a entidade supendeu a técnica da seleção canadense, Bev Priestman, por um ano. A punição vem de uma investigação que apura o uso de drones pela seleção canadense para espionagem. O caso é passível de recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Bev Priestman era técnica da Seleção Feminina de futebol do  Canadá
Bev Priestman era técnica da Seleção Feminina de futebol do Canadá
Foto: Divulgação / CANWNT / Lance!

A polêmica começou quando o Comitê Olímpico da Nova Zelândia fez uma denuncia para a polícia francesa, após avistar um drone sobrevoando o local dos treinamentos de sua seleção feminina de futebol. Em seguida, um membro da comissão técnica do Canadá foi identificado como o operador do aparelho. O comitê neozelandês fez uma queixa formal ao Comitê Olímpico Internacional e solicitou providências.

Na quarta-feira (24), a seleção feminina canadense dispensou duas profissionais, que chegaram a ser detidas pela polícia local. O Comitê Olímpico do país anunciou que mandou embora para casa o analista Joseph Lombardi, que operou o drone, e a assistente Jasmine Mander. Ambos também foram suspensos pela Fifa.

Uma reportagem da emissora TSN, do Canadá, revelou que a prática de espionagem com drones existiu nas seleções masculina e feminina do país em competições nos últimos anos - inclusive nas Olimpíadas de Tóquio. Na ocasião, o time feminino canadense foi medalha de ouro, além de ter eliminado o Brasil nas quartas de final.

A treinadora Bev Priestman havia se retirado da estreia do Canadá, na quinta-feira (25), devido à crise causada. Horas depois do jogo, a federação comunicou que Priestman ficaria fora de toda a competição. Com a decisão da Fifa, ela não poderá exercer qualquer atividade relacionada ao futebol por um ano. O auxiliar técnico Andy Spence assume o comando o time no momento.

O time canadense entra em campo neste domingo (28) contra a França. A partida está marcada para 16h, no horário de Brasília e acontecerá no Stade Geoffroy Guichard, na cidade de Saint-Étienne.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade