Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Flagrada em antidoping, Tandara desfalcará o Brasil no vôlei

Oposto recebeu suspensão provisória e não jogará a semifinal contra a Coreia do Sul, marcada para esta sexta-feira, pelos Jogos de Tóquio

5 ago 2021 - 23h14
(atualizado em 6/8/2021 às 00h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Seleção Brasileira feminina de vôlei sofreu uma dura baixa na noite desta quinta-feira, pelo horário brasileiro, a poucas horas de entrar em quadra pela semifinal na Olimpíada de Tóquio. Uma das referências da equipe, a oposto Tandara Caixeta foi flagrada em teste antidoping e recebeu suspensão provisória. A informação foi anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em comunicado oficial.

Tandara durante o último jogo da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Tandara durante o último jogo da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

"O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da Seleção feminina de voleibol."

O COB não revelou detalhes sobre o caso, nem ao menos a substância proibida que teria sido detectada no exame realizado pela brasileira. Segundo a entidade, o teste foi realizado antes da Olimpíada, no dia 7 de julho. Os Jogos começaram no dia 23 do mesmo mês.

Quando fez o exame, Tandara não disputava nenhuma competição. Ela apenas participava dos treinos de preparação da Seleção para a Olimpíada, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. O COB também não informou se já foi analisada a amostra B, geralmente utilizada como contraprova em casos positivos de doping.

Com a suspensão provisória, a jogadora voltará mais cedo para o Brasil, em data não divulgada pelo COB. Tandara se tornou a maior referência da Seleção nos últimos anos, assim como também tem brilhado pelo Osasco na Superliga.

Na seleção, estreou em 2011 e soma diversos títulos, com destaque para a conquista da medalha de ouro em Londres-2012 e para os títulos do Grand Prix, atual Liga das Nações, em 2011, 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017. Também participou do bronze obtido no Mundial de 2014, na Itália.

Sem Tandara, o técnico José Roberto Guimarães vai ter trabalho para escalar a Seleção para o duro duelo contra a Coreia do Sul, pela semifinal na Olimpíada. A partida está marcada para as 9 horas desta sexta-feira, pelo horário de Brasília.

CBV lamenta caso de doping

Pouco depois de o COB se manifestar sobre o caso, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) também divulgou nota oficial para lamentar o ocorrido com Tandara. A entidade informou que "recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina".

"A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial", completa a nota.

Tandara espera conclusão do caso

Fora da Olimpíada após ser flagrada no antidoping, Tandara comentou o caso por meio de sua assessoria. Em sua página no Instagram, ela informou "que está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso". "Agradecemos o carinho de todos vocês! Atenciosamente, Assessoria", completou a breve nota na rede social.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade