França perde para EUA e se complica no basquete 3×3 feminino
A França foi derrotada pela quarta vez na competição de basquete 3x3 dos Jogos Olímpicos de Paris
Na manhã desta sexta-feira (2), os Estados Unidos venceram a anfitriã França pelo placar de 14 a 13 no basquete 3×3 feminino. Com a derrota, a seleção francesa, que venceu apenas um dos seus jogos até o momento, já não tem mais a possibilidade de terminar entre as duas primeiras colocadas e, consequentemente, garantir uma classificação direta às semifinais do torneio.
Em um jogo equilibrado do início ao fim, a vitória da seleção norte-americana, atual medalha de ouro na modalidade, veio apenas nos 4 segundos finais de partida, com a conversão de um arremesso de 1 ponto para desempatar o placar.
As atletas norte-americanas exploraram mais o jogo de curta distância, com um volume de arremessos de 1 ponto muito maior que suas adversárias. A França, por outro lado, tentou o oposto, focando seu jogo ofensivo em um volume mais alto de arremessos a longa distância.
Porém, o grande diferencial para o resultado final deste confronto de características distintas foi a eficiência. Enquanto os Estados Unidos tiveram um aproveitamento de 52% nas suas 23 tentativas de arremessos curtos, a França teve apenas 17% nas suas 12 tentativas de arremessos longos.
Os pontos dos Estados Unidos foram muito bem distribuídos entre suas jogadoras, todas que começaram como titulares marcaram 3 pontos, além de 2 pontos de contribuição de Rhyne Howard, que veio do banco. O destaque individual fica para Cierra Burdick, que além dos 4 pontos, também anotou 7 rebotes.
No plantel francês, Laetitia Guapo foi quem coordenou as ações do time, marcando 5 pontos e tendo o maior volume ofensivo da equipe, com 10 tentativas de arremesso no total.
As donas da casa agora se preparam para encarar a líder Alemanha ainda hoje, às 16h30 do horário de Brasília. As francesas, que ocupam a sétima colocação, precisam vencer para chegar para o duelo contra a Austrália, que acontece neste sábado (3) às 13h35 (de Brasília), com chances de vaga no play-in.
Os Estados Unidos, última equipe na zona de play-in, também voltam à quadra ainda hoje, às 12h (de Brasília) para o duelo contra o Canadá. Apesar da vitória, a situação da seleção norte-americana não difere muito da francesa, a equipe tem 2 vitórias nas 5 partidas disputadas e ocupa a sexta colocação. A última partida das norte-americanas na primeira fase será diante da China neste sábado às 14h05 do horário de Brasília.