Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França rejeitou muitos pedidos de credenciamento para a Olimpíada por temores de segurança, diz ministro

Os serviços de segurança franceses rejeitaram mais de 4 mil pedidos de credenciamento

21 jul 2024 - 16h43
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Fernando Frazão

Os serviços de segurança franceses rejeitaram mais de 4 mil pedidos de credenciamento para os Jogos de Paris 2024, inclusive por preocupações com espionagem e ataques cibernéticos, disse o ministro interino do Interior do país neste domingo, 21

Gerald Darmanin disse que as autoridades francesas verificaram até agora perto de um milhão de pedidos de credenciamento para os Jogos que começam em 26 de julho e rejeitaram 4.340 pessoas, algumas por conexões islâmicas radicais ou por suspeita de serem espiões estrangeiros.

Quase cem foram rejeitados por temores de espionagem ou por serem agentes tentando obter credenciamento usando uma profissão diferente.

"Eles provavelmente não estão lá para realizar ataques. Mas além da inteligência e da espionagem tradicional, existe a possibilidade de acessar pontos de entrada em redes de computadores para realizar um ataque cibernético", disse Darmanin ao semanário Journal du Dimanche.

Darmanin disse que eles tinham se candidatado como jornalistas ou técnicos e que os seus países de origem são a Rússia e a Bielorrússia, entre outros que não especificou.

"Por exemplo, recusamos um grande número de 'jornalistas' que alegavam estar cobrindo os Jogos. Por outro lado, aceitamos a presença de russos que trabalham para o Comitê Olímpico Internacional (COI). Aplicamos o princípio da precaução", disse ele.

Paris contará com 45.000 agentes de segurança para garantir a segurança dos Jogos e sua cerimônia de abertura única ao longo do rio Sena, onde os atletas flutuarão em barcaças, passando por centenas de milhares de espectadores.

Os organizadores reduziram o número inicial de espectadores de 600.000 para cerca de 300.000.

"Até onde sabemos, não temos nenhuma ameaça conhecida à segurança dos Jogos Olímpicos", disse Darmanin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade