Gabi assume responsabilidade por derrota e diz que ninguém vai dormir: "Vamos com raiva"
Brasil perdeu para os Estados Unidos a semifinal do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris
Após o Brasil perder para os Estados Unidos na semifinal do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris, a jogadora Gabi Guimarães assumiu a responsabilidade pela derrota e disse que agora a equipe precisa se recuperar mentalmente para ganhar a próxima partida e trazer a medalha de bronze para casa. A Seleção Brasileira foi derrotada pelas norte-americanas por 3 sets a 2 nesta quinta-feira, 8. Com o resultado, o Brasil vai disputar o terceiro lugar com quem perder a outra semifinal: Itália ou Turquia.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
"É difícil falar agora com frieza, depois de perder um jogo que para a gente era tão importante. A gente veio aqui, como eu disse desde o início, para brigar pelo ouro. Acho que antes de mais nada eu tenho a noção que grande parte dessa responsabilidade, dessa derrota, passa muito por mim, por não ter começado efetivamente bem um ataque, não conseguir ajudar no contra-ataque", afirmou Gabi.
"Eu sei que, por eu ser uma grande referência para o time, acaba desestabilizando um pouco, principalmente as mais novas, as levantadoras, para terem mais opções de virar de bola. Mas fico orgulhosa das meninas. A gente ter lutado até o final", acrescentou.
A camisa 10 da Seleção ainda destacou que o Brasil teve grandes oportunidades durante a partida, mas não conseguiu aproveitá-las. Segundo Gabi, o foco agora precisa ser ganhar a medalha de bronze.
"A gente perde para um grande time, mas agora é esfriar a cabeça. Essa equipe não merece sair daqui sem uma medalha. Não é o resultado que a gente queria, a gente não queria estar disputando agora essa medalha de bronze, mas por tudo que a gente construiu até agora, a gente merece muito sair com essa medalha. A gente vai agora, mais do que nunca, jogar com muita raiva, com muita vontade, porque o Brasil merece esse bronze", disse.
Em entrevista, a meio-de-rede da seleção feminina de vôlei Thaisa foi categórica ao afirmar que a medalha de bronze é 'pouco' para o que a equipe merece. Gabi também afirmou que esse é o sentimento geral da equipe e disse que o próximo jogo será totalmente mental.
"A gente teve oportunidades para fazer uma história diferente. A gente sabe que a gente começou a partida muito mal e os Estados Unidos também fizeram uma grande partida. A gente sabe que no top 4 qualquer um dos times é favorito na disputa pelo ouro. Acho que tem que doer na gente agora, vai ser muito difícil de dormir, mas a gente tem dois dias para se recuperar mentalmente e essa disputa de bronze vai ser completamente um jogo mental, mais do que físico, tático e técnico. Agora é colocar a cabeça no lugar e a gente se unir, porque a gente não merece de forma alguma voltar para casa sem uma medalha", destacou.
Na última partida da Liga das Nações (VNL 2024) contra os Estados Unidos, o Brasil ganhou por 3 sets a 1. No entanto, a Seleção não saía vitoriosa de jogos contra as norte-americanas há cinco anos. O último triunfo tinha sido em 2019. Apesar disso e da derrota hoje nos Jogos Olímpicos, Gabi afirma que não vê os EUA como um "bicho-papão".
"Eu acho que a gente perdeu oportunidades, a gente demorou a entender que elas estavam jogando com muita velocidade na ponta, a gente teve dificuldade de marcar algumas jogadoras ali, mesmo o passe estourado, nosso bloquinho não estava funcionando tão bem como funcionou em outros momentos e, quando funcionou, a gente não teve tanta lucidez nos contra-ataques. A gente teve as oportunidades para fazer uma história diferente, só que a gente não teve lucidez para realmente encaixar o nosso jogo", afirmou.