Iara Caetano brilha no Dia Internacional da Mulher na Estrada Real
Em Arcos (MG), as provas foram de XCC, o short track.
A Avelar Sports organizou o primeiro dia da primeira etapa do Internacional Chaoyang Estrada Real nesta sexta-feira (8).
Em Arcos (MG), as provas foram de XCC, o short track.
No Dia Internacional da Mulher, Iara Caetano, da equipe TSW, levou para casa a vitória na categoria Elite (profissionais). Entre os homens, o vencedor foi Luiz Henrique Cocuzzi, da Audax.
Durante as provas do XCC, os participantes do sexo masculino completaram sete voltas de 2 km, enquanto as mulheres completaram seis voltas na pista.
Iara Caetano saiu vitoriosa com o tempo de 25m07, seguida de perto por Hercilia Najara (25m08), da Trek, e Ana Laura, da Audax (25m09).
"Estou extremamente grato por tudo isso. Eu estava trabalhando muito duro para alcançar esse resultado".
"Eu estava ansiosa para descobrir o que meu corpo estava absorvendo das atividades e agora estou muito feliz", comentou Iara.
A campeã teve um ótimo desempenho do início ao fim, apesar de ter enfrentado uma dura concorrência de suas rivais.
Após a corrida, ela expressou abertamente sua empolgação por ter vencido no Dia Internacional da Mulher. Como um bônus adicional, essa foi sua primeira vitória como atleta da categoria Elite.
A vitória de Cocuzzi foi conquistada por meio de uma boa alternância de posições com Ulan Galinski. Faltando cerca de 20 metros para o final da prova, o atleta paulista ultrapassou o baiano e terminou com 25:08, quatro segundos à frente do atleta da equipe Caloi. Enquanto isso, Malacarne, da Specialized, cruzou a linha de chegada com 25:21.
"A prova foi extremamente desafiadora, com exceção do atleta Jose Gabriel da equipe Oggi que não pôde competir devido a uma doença".
"Decidi me poupar, pois haverá outra prova amanhã. No entanto, no final acabei vencendo e ultrapassando o Ulan. Espero me recuperar completamente e estar em plena forma amanhã (sábado). É gratificante ter superado uma doença em 2023 e começar o ano com essa vitória", comemorou Cocuzzi.
A etapa de Arcos retorna neste sábado (9), com as provas de XCO, o Cross country.
Os atletas da Elite largarão às 14h, enquanto os atletas das demais categorias largarão pela manhã. No domingo (10), serão realizadas as provas de XCM, a Maratona Cross Country, com todos os atletas (Elite e demais) largando às 9h.
As competições estão sendo realizadas no Parque Aquático Municipal e o evento concede pontos para os rankings mundial e olímpico. As provas de sexta e sábado serão comentadas por Henrique Avancini, o mais talentoso mountain biker da história do Brasil, que se aposentou em 2023.
Após a etapa de Arcos, o Internacional Chaoyang Estrada Real terá etapas adicionais em Itabirito (MG), de 29 a 31 de fevereiro, e Ouro Branco (MG), de 17 a 19 de maio. As inscrições para ambas as etapas já estão abertas.
A Estrada Real, muito conhecida no Brasil, é considerada a maior rota turística do país. Ela se estende por mais de 1.630 quilômetros e passa pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sua história remonta ao século XVIII, quando a Coroa Portuguesa estabeleceu oficialmente os caminhos para o transporte de ouro e diamantes de Minas Gerais para os portos do Rio de Janeiro.
A Serra do Ouro Branco desempenha um papel fundamental no reabastecimento das bacias dos rios Paraopeba e Doce e abriga inúmeras nascentes e cursos d'água, a maioria dos quais alimenta o Lago Soledade. Além disso, ela fornece o abastecimento de água para a cidade de Ouro Branco.