Janja diz que conversou com presidente de Itaipu e estatal deve patrocinar atletas da canoagem
Lula recebeu atletas olímpicos no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 26; primeira-dama afirmou que empresas privadas e públicas têm que apoiar esporte brasileiro
BRASÍLIA - A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse nesta segunda-feira, 26, que Itaipu deverá patrocinar a equipe de canoagem brasileira. Ela contou ter conversado com o presidente da estatal, Enio Verri. Janja fez a declaração em solenidade no Palácio do Planalto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e atletas olímpicos brasileiros.
"Eu quero dizer que a Itaipu binacional está convidando vocês para ir a Itaipu para sentar e conversar sobre um possível apoio, patrocínio, à equipe de canoagem como um todo do Brasil. Eu acho isso super importante, hoje eu conversei com o presidente Enio Verri. Acho que todas as empresas privadas, públicas têm que apoiar o esporte brasileiro", disse Janja.
Nesta segunda, um grupo de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, foi recebido no Planalto. Na solenidade, o presidente Lula disse que fará um levantamento de quais empresas estatais patrocinam atletas. Também afirmou que o governo fará tudo o que for possível para promover o esporte olímpico.
"Essa é uma coisa que nós vamos fazer levantamento também, nas empresas públicas brasileiras, quantas delas têm patrocínio para os nossos atletas olímpicos. Porque é muito fácil querer patrocinar um time que é campeão. Eu quero ver patrocinar um menino ou uma menina da periferia desse País", afirmou Lula.
"Vocês, atletas, escrevam, coloquem no papel, mandem para a Janja, mandem para o governo, escrevam, mandem um zap para nós, dizendo o que vocês acham que tem que fazer", disse. "Eu quero que vocês saibam que o que depender do governo, a gente vai fazer tudo. A gente pode construir parcerias com governadores, a gente pode construir parcerias com prefeituras."
Lula afirmou que não basta boa vontade para o Brasil se tornar potência olímpica, que é preciso investimento na área. Se disse disposto a discutir o assunto com representantes do setor - atletas e dirigentes - em uma reunião no Rio de Janeiro sobre os próximos passos do esporte olímpico brasileiro.
O presidente da República também disse que acionou o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), para ajudar um menino que tenta treinar salto com vara no Estado. Lula teria tomado a atitude depois de ver um vídeo do garoto treinando no celular da primeira-dama.
Veja a lista de atletas que estiveram no Planalto
- Abner Teixeira (boxe)
- Ana Sátila (canoagem)
- Arthur Nory (ginástica)
- Augusto Akio (skate)
- Barbara Domingos (ginástica)
- Beatriz Cunha Tavares (remo)
- Beatriz Souza (judô)
- Bruno Lobo (kitesurfe)
- Caio Bonfim (marcha atlética)
- Edival Pontes "Netinho" (taekwondo)
- Gabriela Lima (rugby)
- Gabrielle Roncatto (natação)
- Geovana Meyer (tiro esportivo)
- Giulia Penalber (wrestling)
- Guilherme Schimidit (judô)
- Julia das Neves Botega Soares (ginástica)
- Katleyn Quadros (judô)
- Laura Amaro (halterofilismo)
- Lucas Verthein Ferreira (remo)
- Macris Fernanda Silva Carneiro (vôlei)
- Marcos D'Almeida (arco)
- Marina Arndt (vela)
- Michel Augusto (judô)
- Natasha Ferreira (judô)
- Philipe Chauteubrian Freitas (tiro)
- Rafael Silva (judô)
- Raicca Ventura (skate)
- Stephan Barcha (hipismo)
- Taina Suelen Borges de Oliveira (futebol)
- Tainara Santos (vôlei)
- Thalia Silva (rugby)
- Valdileia Martins (salto em altura)
- Willian Lima (judô)
- Yasmin Assis Ribeiro (futebol)
- Ygor Coelho (badminton)