Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japão cogita Olimpíada sem espectadores e prepara estado de emergência em Tóquio

7 jul 2021 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão está cogitando barrar todos os espectadores da Olimpíada, disseram várias fontes à Reuters nesta quarta-feira, e as autoridades devem declarar um estado de emergência em Tóquio para conter as infecções de coronavírus 16 dias antes do início dos Jogos.

Logo da Olimpíada Tóquio 2020 em Tóquio
22/01/2021 REUTERS/Issei Kato
Logo da Olimpíada Tóquio 2020 em Tóquio 22/01/2021 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

Especialistas médicos dizem há semanas que não ter espectadores na Olimpíada seria a opção menos arriscada em meio aos temores públicos generalizados do risco de os Jogos desencadearem novas disparadas de infecções.

Os organizadores já proibiram espectadores estrangeiros e estabeleceram um teto de espectadores domésticos de 50% da capacidade, ou até 10 mil pessoas, para conter um surto prolongado de coronavírus.

As autoridades lutam com a questão há meses, mas um revés do partido governista em uma eleição da Assembleia de Tóquio no domingo, que alguns aliados do primeiro-ministro Yoshihide Suga atribuíram à revolta popular com os Jogos, os forçou a refletir, disseram fontes.

"Politicamente falando, não ter espectadores agora é inevitável", disse uma fonte do partido governista à Reuters.

O Japão realizará uma eleição geral no final deste ano, e a insistência do governo na realização dos Jogos, adiados no ano passado quando o vírus se espalhava pelo mundo, pode lhe custar caro nas urnas.

O comitê organizador da Tóquio 2020 disse que as restrições aos espectadores se baseará no conteúdo do estado de emergência de coronavírus do país ou outras medidas relevantes

O Japão não testemunha o tipo de surto explosivo de Covid-19 visto em outras partes do mundo, mas acumula mais de 800 mil casos e 14.800 mortes. A capital Tóquio relatou 920 casos novos diários nesta quarta-feira, a maior taxa desde 13 de maio

Por causa da distribuição lenta de vacinas contra Covid-19, só um quarto da população já recebeu ao menos uma dose.

Os preparativos dos Jogos estão ofuscados pelo receio do impacto da Covid-19, e as autoridades mostram dificuldade para eliminar focos persistentes de infecções, particularmente em Tóquio e nos arredores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade