Japinha e Pedro Barros fazem dobradinha no Mundial de Roma
Brasil em dose dupla! Augusto Akio e Pedro Barros fizeram dobradinha de ouro e prata no Mundial de skate park, em Roma, na Itália, neste domingo (22). Japinha levou a medalha de ouro com 93.53, enquanto Pedro faturou a prata, marcando 90.72. É a segunda vez que eles dividem o pódio da competição, repetindo o que aconteceu em 2022. O dinamarquês Viktor Solmunde completou o pódio, com 90.58. Luigi Cini terminou em quarto lugar, com 87.49, enquanto Kalani Konig foi oitavo colocado.
Augusto Akio e Pedro Barros viveram roteiros semelhantes na competição. Os dois tiveram falhas nas duas primeiras voltas e estavam nas últimas posições, mas conseguiram emplacar grandes manobras em suas últimas tentativas para garantirem um lugar no pódio. Quem estava na liderança até entrar na última volta era Viktor Solmunde, com 90.58. O brasileiro Luigi Cini vinha logo atrás, com 87.49. Logo no início da rodada, Pedro Barros emplacou um 90.72 para assumir a ponta. Logo em seguida, Japinha anotou 93.53 e tomou a dianteira do compatriota.
Solmunde não conseguiu melhorar sua nota e, a partir daí, Pedro e Japinha passaram a acompanhar os outros cinco adversários - incluindo outros dois brasileiros - para saber quais seriam suas posições finais. Apenas o espanhol Egoitz Bijueska conseguiu ampliar sua nota, com 86.91, mas foi insuficiente para chegar nos brasileiros. Luigi Cini caiu em sua apresentação e também não conseguiu chegar no pódio para uma histórica tripladinha. Assim, Augusto Akio e Pedro Barros conquistaram suas medalhas.
Para a história
Esta é a terceira vez que o Brasil faz uma dobradinha no Mundial de skate park masculino, a segunda com os medalhistas olímpicos Augusto Akio e Pedro Barros. Em janeiro de 2023 - em evento que foi válido pela edição de 2022 -, Japinha faturou a medalha de prata, enquanto Pedro levou o bronze. Em 2019, Luiz Francisco e Pedro Quintas também ficaram com prata e bronze.
Augusto Akio tem 23 anos de idade e foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, enquanto o experiente Pedro Barros, de 29 anos, levou a prata em Tóquio-2020, na primeira vez em que o skate apareceu no programa olímpico. Agora, Japinha tem duas medalhas em Mundiais, enquanto Pedro Barros chega a cinco (um ouro, três pratas e um bronze).
Força máxima
O Brasil foi o país que mais teve atletas na final do Mundial de skate park masculino, com quatro ao todo. Vale destacar que o país foi o único entre as principais potências do skate a levar sua força máxima para a competição. Outros skatistas optaram por disputar o X-Games Chiba, que aconteceu neste final de semana.
Além do masculino, o Brasil também teve equipe completa no feminino. O país, aliás, levou a medalha de ouro com Raicca Ventura, que teve uma atuação fantástica na final para conquistar o primeiro título mundial do país entre as mulheres no skate park.