Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Paris: Brasil vence 'revanche', amarga derrotas e passa segunda-feira sem medalhas

Entre os destaques, Gabriel Medina conquistou pontuação histórica no surfe e despachou rival que debochou após eliminá-lo de Tóquio-2020

29 jul 2024 - 22h38
(atualizado às 23h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Exclusiva com Rayssa Leal: 'Eu realmente fui com a meta de ganhar uma medalha de ouro':

Entre vitórias e classificações importantes e derrotas dolorosas, o Time Brasil passou em branco no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris nesta segunda-feira, 29. Entre os destaques, a seleção feminina de vôlei venceu o Quênia na estreia. No surfe, Gabriel Medina e João Chianca venceram e se enfrentam nas quartas de final

  • A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.

As disputas dos atletas brasileiros começaram logo pela manhã, às 5h, com as preliminares do judô de Daniel Cargnin, pelos 73kg, e Rafaela Silva, de 57kg. Daniel acabou eliminado logo na estreia, com derrota para  Akil Gjakov, do Kosovo. 

Rafaela Silva sofre derrota na disputa pelo bronze nos Jogos de Paris
Rafaela Silva sofre derrota na disputa pelo bronze nos Jogos de Paris
Foto: REUTERS/Arlette Bashizi

Rafaela, que almejava o bicampeonato olímpico, era ovacionada a cada luta vencida, mas caiu na semifinal para a sul-coreana Mimi Huh, atual campeã mundial. Na luta pelo bronze contra a japonesa Haruka Funakubo, a judoca caiu com a cabeça no solo, manobra que configura a desclassificação, e o VAR apontou a falta, decretando a derrota da brasileira.

Na natação, Guilherme Costa, o Cachorrão, ficou fora da final dos 800m, prova em que esteve entre os oito melhores nos Jogos de Tóquio. Em entrevista após a eliminatória, ele falou que "sabia que seria um pouquinho difícil". 

Kelvin Hoefler nos Jogos Olímpicos de Paris
Kelvin Hoefler nos Jogos Olímpicos de Paris
Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Ainda cedo, Kelvin Hoelfer, Giovanni Viana e Felipe Gustavo estrearam no skate street. Em uma disputa eletrizante, Hoelfer avançou às finais, enquanto Viana e Gustavo se despediram de Paris nas classificatórias. No fim, Kelvin ficou na 6ª posição. O ouro ficou com o japonês Yuto Horigome, bicampeão olímpico. 

No vôlei, as mulheres da seleção brasileira confirmaram o favoritismo e venceram o Quênia por 3 sets a 0, com parciais de parciais de 25-14, 25-13 e 25-12, em duelo pelo Grupo B. O próximo compromisso da equipe é na quinta-feira, 1º, contra o Japão, às 8h. 

Bia Ferreira vence por decisão unânime e avança às quartas no boxe dos Jogos de Paris
Bia Ferreira vence por decisão unânime e avança às quartas no boxe dos Jogos de Paris
Foto: REUTERS/Peter Cziborra

Pelo boxe, a estreia de Beatriz Ferreira nos 60kg cumpriu a expectativa. A brasileira venceu a estadunidense Jajaira Gonzalez por decisão unânime e avançou às quartas de final. Ela volta a entrar em ação na próxima quarta-feira, 31, contra a holandesa Chelsey Heijnen, às 17h. Pelos pesos-pesados, Abner Teixeira deu adeus a Paris após perder por pontuação contra o equatoriano Gerlon Congo.

No surfe, Gabriel Medina e João 'Chumbinho' Chianca representaram nas oitavas e avançaram à próxima fase. Medina venceu com tranquilidade -- e gostinho de revanche -- o japonês Kanoa Igarashi, algoz em Tóquio-2020. Já Chianca sofreu, mas arrancou uma virada heróica contra o marroquino Ramzi Boukhiam. Mais cedo, Filipe Toledo caiu nas oitavas e também deu adeus aos Jogos de Paris. 

Gabriel Medina vence rival e avança às quartas do surfe; João Chianca também se classificou
Gabriel Medina vence rival e avança às quartas do surfe; João Chianca também se classificou
Foto: REUTERS/Carlos Barria

Despedida, mas nem tanto

Número 1 do mundo, Bia Haddad foi derrotada pela eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, por 2 a 0 (6-4 e 6-4), e se despediu do torneio simples no tênis. Em duplas, no entanto, avançou. Ao lado de Luiza Stefani, as brasileiras derrotaram Yuan Yue e Zhang Shuai, da China, por 2 sets a 0 e foram para a próxima fase. No masculino, os brasileiros Montero e Wild também se classificaram. 

Pelo badminton, Juliana Vieira, de 19 anos, fez história. Ela venceu por 2 sets a 0 Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, e conquistou a primeira vitória de uma atleta brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos. Agora, ela aguarda o confronto entre as atletas de Tailândia e Hong Kong, na terça-feira, 30, para conhecer sua próxima adversária. 

Seleção Brasileira feminina de vôlei ganhou do Quênia nesta segunda-feira, 29, na Olimpíada de Paris
Seleção Brasileira feminina de vôlei ganhou do Quênia nesta segunda-feira, 29, na Olimpíada de Paris
Foto: Wander Roberto/COB

Pelo tênis de mesa, Vitor Ishiy, do Brasil, venceu Nicholas Lum por 4 a 0 e avançou à próxima fase do torneio de simples; Bruna Takahashi perdeu para Lily Zhang por 4 a 2 e se despediu de Paris. 

No rugby sevens, a seleção brasileira feminina sofreu a derrota para o Japão por 39 a 12, mas venceu Fiji por 28 a 22, com ponto final da porta-bandeira Raquel Kochhann, e vai disputar o nono lugar contra as japonesas. 

Na esgrima, com florete individual, Guilherme Toldo perdeu na estreia para Ziwei Mo, da China, por 15 a 7 e acabou eliminado dos Jogos Olímpicos. Pelo ciclismo mountain bike, Ulan Galinski chegou na 21ª primeira posição na prova do cross-country. 

Ambulance, abat-jour: francês e português têm palavras parecidas que você não imagina Ambulance, abat-jour: francês e português têm palavras parecidas que você não imagina

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade