Jogos de Paris: finalista do lançamento de dardo faz 'superdieta' para manter 'shape de campeão'
Luiz Maurício Dias quebrou recorde sul-americano e garantiu classificação nos Jogos Olímpicos de Paris
Luiz Maurício Dias, atleta do lançamento de dardo, é finalista da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Nos últimos dias, ele atingiu a marca de 85,91 metros nas classificatórias, quebrou o recorde sul-americano de lançamento e conquistou uma vaga na próxima etapa da competição.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Com 1,92 m de altura e 105kg, o desempenho físico e o 'shape de campeão' de Luiz Maurício são frutos de treino constante, uma 'superdieta' e muita disciplina. A mãe do atleta e seu nutricionista confirmam.
"Agora ele mora no quartel, no Rio de Janeiro, mas sempre foi muito disciplinado. Come muito, umas seis escumadeiras de arroz. Alimenta normal, mas não gosta de doce e refrigerante. Adora uma lasanha e um frango com quiabo", disse Cláudia Dias ao G1.
Segundo relatou, ela já se organiza para recepcionar o filho com um banquete afetivo após os Jogos Olímpicos de Paris. "Ele vai comer o franguinho com quiabo da mamãe", revelou.
Conforme Cláudia, desde criança Luiz chama a atenção por causa de sua estatura. Um dos médicos, inclusive, chegou a dizer que ele seria muito alto. Empregada doméstica, ela se desdobrou para garantir o alimento em casa, e ter um atleta olímpico dormindo ao lado nunca foi uma expectativa no horizonte. Independentemente disso, ela se orgulha do filho e não liga se ele virá com ou sem medalha.
"Não sei onde é Paris, nem para que lado que fica, mas tenho um orgulho muito grande em saber que meu filho tá lá. Não importa se virá medalha. Eu já tive que trabalhar como uma louca para sustentá-lo", lembrou.
Desde a adolescência, Luiz Maurício faz acompanhamento nutricional. Ele começou de forma gratuita pela Faculdade de Nutrição Federal de Juiz de Fora. O serviço era uma parceria do projeto de atletismo que participava. O nutricionista do atleta, que o acompanha desde os 13 anos conta que Luiz Maurício ingere uma grande quantidade de comida.
"Ele, desde novo, tem a cabeça de atleta. Sempre foi muito disciplinado", completou Dhiego Gustavo Ferreira Torga. “Ele come muito arroz e feijão. Precisa também comer ovos, frango e muitos vegetais, para ajudar na saúde intestinal".
Além da 'superdieta' com alto valor energético, Luiz Maurício mantém uma rotina de dois treinos físicos diários. Em análise com os concorrentes do brasileiro, o nutricionista garantiu que existe uma grande possibilidade de pódio nos Jogos Olímpicos de Paris.
"Analisei os melhores atletas para do mundo para otimizar ao máximo a preparação. O Luiz está melhor do que os adversários e tem vários pontos favoráveis: primeiro, a dedicação. Ele nasceu para ser atleta. Segundo, a genética, que é perfeita, de um campeão. Terceiro, que ele treina muito bem e, ao longo dos anos, foi tendo o entendimento sobre nutrição", disse.
Para garantir que o corpo continue em funcionamento regular, Luiz Maurício tem conversado todos os dias com o nutricionista, para ajudá-lo na alimentação dentro das opções disponíveis na Vila Olímpica de Paris.
"Ele envia vídeo conferir, para ver direitinho, questão de higiene, questão de organização, qual o alimento a evitar. Mas não tinha nada de muito específico não. Ele tá gostando bastante, tá bem tranquila a alimentação lá", acrescentou.