Jogos de Paris: Nadador britânico vence, mas é desclassificado após 'erro de principiante' nos 200m costas
Luke Greenbank foi medalhista de bronze em Tóquio-2020 com a mesma prova
O britânico Luke Greenbank experimentou o 'gostinho' da vitória e o amargor da derrota em segundos nesta quarta-feira, 31. O nadador competia na eliminatória dos 200m costas pela manhã e chegou a conseguir se classificar com sua melhor marca no ano. No entanto, um erro básico custou sua vaga na final da prova: o medalhista de bronze em Tóquio-2020 ultrapassou a marca dos 15m submerso.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Se não fosse pelo erro, Greenbank teria conquistado uma vaga na final dos 200m costas com o melhor tempo da eliminatória: 1m56s. Porém, uma infração mudou o resultado da prova. Segundo a regra, o nadador não pode passar submerso depois dos 15m após a largada e cada volta. O erro do britânico foi justamente na última virada.
Foi só após o final da prova que a infração foi identificada em vídeo e confirmada pela organização. Enquanto o desempenho de Greenbank era revisado, deu tempo até de o nadador comemorar a classificação, que o manteria na briga pelo bronze.
Com a confirmação da desclassificação, o atleta não escondeu o descontentamento e lamentou na Arena Paris La Défense. A notícia só foi boa mesmo para Lukas Maertens, que herdou o primeiro lugar nas eliminatórias no 200m costas. A tabela foi seguida pelo húngaro Hubert Kos e pelo grego Apostolos Siskos.
Em Tóquio-2020, a história de Luke Greenbank nos jogos olímpicos teve um final feliz. O britânico foi medalha de bronze na mesma prova em que foi desclassificado nesta quarta, os 200m costas. Ele também subiu no pódio como medalhista de prata do revezamento 4x100m medley masculino.