Jogos de Paris: sábado do Brasil tem impacto na esgrima, choro de Nory e gosto de quase na natação
Chuva frustrou a expectativa pela estreia do País na disputa do skate street masculino e no tênis feminino
O Time Brasil terminou o primeiro dia de disputa sem medalhas medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris. O sábado, 27, terminou com um gostinho de quase com o quinto lugar de Guilherme Costa, o Cachorrão, na disputa dos 400 m livres.
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Ainda era madrugada quando o Comitê Organizador anunciou o adiamento da disputa do skate street masculino por causa da chuva, que realmente não deu trégua e caiu durante todo o dia. A disputa ficou para segunda-feira, 29. Com o mau tempo, os jogos de tênis das brasileiras Bia Haddad, Luisa Stefani e Laura Pigossi também foram adiados.
Porém, a notícia mais impactante veio da esgrimista Nathalie Moellhausen. A atleta de 38 anos foi diagnosticada com um tumor no cóccix e vai passar por uma cirurgia na próxima segunda-feira. Ela passou mal em sua estreia, que acabou em derrota para a canadense Ruien Xiao.
Na ginástica, Arthur Nory, medalhista de bronze no solo no Rio-2016, acabou eliminado e ficou fora da final da barra fixa. Ele não segurou as lágrimas: “Eu estou muito mal”. O Brasil vai ser representado por Diogo Soares na final do individual geral.
Durante a madrugada, o brasileiro Philipe Chateaubriand não conseguiu se classificar para as finais do tiro esportivo com pistola de ar. O carioca e militar de carreira, de 35 anos, ficou na 31ª colocação geral, entre 33 atletas.
No badminton, Juliana Vieira, de 19 anos, estreou com derrota por 2 a 0 para a tailandesa Supanida Kathetong. Agora, ela enfrenta Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, na última rodada da fase de grupos, na próxima segunda-feira.
No tênis de mesa em dupla, o time brasileiro, representado por Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, não conseguiu vencer os espanhóis Álvaro Robles e Maria Xiao. O Brasil volta a disputar de forma individual na modalidade neste domingo, 28, às 10h (no horário de Brasília).
O sábado ainda não foi feliz para o vôlei e basquete masculino, derrotados por Itália e França, respectivamente. No judô, Natasha Ferreira e Michel Augusto também caíram cedo e ficaram longe do pódio.
Na natação, Guilherme Costa e Maria Fernanda Costa conseguiram a classificação para as finais dos 400 m livres na manhã de sábado. Nome forte na competição, Cachorrão, como é conhecido o competidor, ficou em 5º na última disputa mas quebrou o recorde de tempo das Américas na modalidade. Mafê, por sua vez, acabou em 7º lugar na competição feminina.
Classificações e bons resultados
Abrindos os 'trabalhos' do Time Brasil neste sábado, Lucas Verthein e Beatriz Tavares, ambos do remo esquife, se classificaram em 3º lugar em suas respectivas baterias e avançaram às quartas de final, disputadas na próxima terça-feira, 30.
Pela canoagem slalom, Ana Sátila avançou para as semifinais na prova do K1. A brasileira fez o tempo de 96s88, chegando na 14ª posição entre 25 competidoras. Tanto a fase de semifinais quanto as finais serão disputadas neste domingo, 28, a partir das 10h30 (horário de Brasília). Pepê Gonçalves, que disputava a categoria masculina, foi eliminado na 1ª fase.
O Brasil também fez estréia tranquila no vôlei de praia, com vitória segura da dupla André Loyola e George Souto contra os marroquinos Abicha e Elgraoui, por 2 sets a 0, no primeiro confronto da fase preliminar. O próximo compromisso da dupla está marcado para terça-feira, 30, às 7h (no horário de Brasília), contra os cubanos Diaz e Alayo.
No surfe masculino, Gabriel Medina e João Chianca avançaram direto às quartas de finais do torneio, disputado no Taiti, a 15 mil km da cidade-sede da Olimpíada. Filipe Toledo, por sua vez, ficou em 2º lugar em sua bateria e disputa a respecagem no próximo domingo.
Já no feminino, a brasileira Luana Silva ficou em primeiro lugar em sua bateria e avançou para a próxima etapa. Por outro lado, Tatiana Weston-Webb e Taina Hinckel não conseguiram classificação e vão precisar disputar repescagem -- que também acontece no domingo.
Na corrida pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, fortes concorrentes ao prêmio, entre as mulheres do Time Brasil, entram em ação neste domingo, 28. Nomes como Rayssa Leal, pelo skate street, e Rebeca Andrade, da ginástica artística, fazem sua estreia em Paris-2024.
A 'fadinha', além de Gabi Mazetto e Pâmela Rosa representam o Brasil, às 7h, nas classificatórias do skate street. Caso avancem, enfrentam as finais da modalidade às 12h. No mesmo horário, Marta e a seleção brasileira encaram o Japão na fase de grupos do futebol feminino. A equipe estreou com vitória sobre o time da Nigéria na última quinta-feira.